Inserisci username e password nei campi sottostanti.
Username:
Password:

Proposta educativo-pastoral em Português

 
- Informações gerais:

 

            Getafe é uma cidade espanhola localizou a 13 quilômetros ao sul de Madrid. É um dos municípios mais populosos e industrializados da área metropolitana de Madrid. A importância desta cidade também vem de sua base aérea militar, uma das mais antigas da Espanha, do Cerro de Los Ángeles, considerado o centro geográfico da Península Ibérica, e da Universidade Carlos III, cujo reitorado situa-se na cidade.

            A proximidade de Getafe a Madrid propiciou um grande desenvolvimento industrial ao longo do século de XX, aumentando a população até os 159.300 habitantes, mas graças a sua grande rede industrial e de serviços é um município com identidade própria que evitou tornar-se uma cidade dormitório, já que uma boa proporção de seus residentes trabalham ou estudam em Getafe. O incremento da população, em sua grande maioria de imigrantes, fez ampliar a oferta de serviços públicos e de instituições de iniciativa privada e deu impulso à criação de novos bairros ao longo do século XX.

 

            A primeira comunidade josefina estabeleceu-se nesta cidade em setembro de 1993. No início sua atividade apostólica centrava-se nas casas-famílias para meninos com problemas familiares, e no Centro de Adolescentes do Município de Getafe.  Na atualidade a comunidade josefina é formada por três sacerdotes: Pe. Oscar Olmos, diretor da comunidade e presidente da Associação Murialdo, Pe. Rino Busolo e Pe. Juan José Molina.

 

            A Obra de Getafe inclui um número variado de programas e atividades de tipo educacional e social dedicadas a crianças, adolescentes, jovens e trabalhadores dos 6 anos até a idade adulta. Na maioria são crianças com dificuldades escolares e familiares, adolescentes desadaptados socialmente e que  não terminaram o Ensino Secundário Obrigatório, imigrantes estrangeiros, muitos provenientes do mundo árabe, e trabalhadores desempregados com necessidade de reciclagem.

 

            A administração das atividades é feita através da “Associação Murialdo”, uma entidade sem fins lucrativos, criada pela Congregação de S. José e aprovada pela Delegação do Governo da Comunidade de Madrid, no dia 21 de junho de 1991, que tem como fim "promover a solidariedade e realizar ações diretas em âmbitos e situações de marginalização ou pobreza, sobretudo em benefício de crianças, adolescentes e jovens”.

 

            A Junta Diretiva da Associação é formada por um mínimo de três josefinos e outros tantos leigos.

            A Associação oferece aos Sócios e educadores a animação, a formação e o apoio da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo), que assume o estilo e o espírito de seu fundador São Leonardo Murialdo.

            O estilo educacional da Associação na realização de suas atividades inspira-se na tradição pedagógica murialdina: centralidade da criança e do jovem; educação através da experiência e da globalidade, com gradualidade, dando a possibilidade que experimentem a responsabilidade; presença acolhedora e integradora do adulto que condivide a vida com eles; estilo de vida familiar, avaliando, por meio da convivência, os lugares e momentos da vida diária.

            A Associação Murialdo apresenta-se com seus projetos às convocações da administração pública de subvenções para programas sociais e educacionais destinados aos menores em dificuldades e aos trabalhadores. Com as subvenções conseguidas organizam-se os cursos de formação profissional e outras atividades sócio-educativas, contratando os professores e educadores. A Associação também forma e coordena os voluntários que intervêm nas diversas atividades.

 

 

-     Proposta  educativo-pastoral:

 
-     Proposta de espiritualidade:

            Na Obra de Getafe existe um grupo de jovens, em sua maioria voluntários da Associação que periodicamente se reúnem para rezar e celebrar juntos a sua fé. Realizam ao longo do ano alguns encontros formativos de fim de semana fora de Getafe. Também realizam uma atividade missionária no mundo rural, animando as celebrações do tríduo pascal em alguns povoados de outras regiões da Espanha. Participam também em alguns encontros com jovem de outras obras da Vice-província da Espanha.

-        Atividades educativas:

           

            Centro infanto-juvenil diurno: Esta atividade se desenvolve, na sede da Associação, das 17,30 às 20,00 horas, na terça-feira, quarta-feira e sexta-feira de outubro a maio. Os educadores e voluntários realizam atividades de apoio escolar, social e familiar com aproximadamente 30 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos que têm dificuldades escolares e estão em situação de risco social. Este programa se beneficia do reconhecimento administrativo e econômico do Instituto Madrileño do Menor e da Família e do Fundo Social Europeu.

 

            Projeto PROA de apoio escolar para crianças nos meios escolares: Esta atividade é dirigida a alunos de 9 a 11 anos que necessitam de apoio escolar em disciplinas específicas. Realiza-se durante o período escolar, de outubro a maio, de segunda-feira a quinta-feira, das 16,30 às 17,30 horas. No momento são dois grupos de 20 alunos cada, um no Colégio Público Ortiz Echagüe em Getafe e outro no Colégio Público La Paloma em Parla.

            Também se realiza um projeto de apoio para crianças e adolescentes imigrantes no Colégio Público Ortiz Echagüe de Getafe, com uma participação de 20 crianças de 7 a 9 anos nas segundas-feiras, quartas e quintas-feiras, das 16,30 às 18,30 horas.

            Estes projetos são financiados pela Delegação de Educação da Comunidade Autônoma de Madrid.
 

-        Atividades recreativas:

     

            Saídas e excursões de fim de semana: Durante o período inteiro, a Associação Murialdo organiza saídas de tipo recreativo e cultural, nalguns fins de semana, para todas as crianças, adolescentes e jovem que participam das diversas atividades e programas. Por exemplo: encontros de fim de semana na montanha, visitas ao Planetário, Museu de Cera, Juvenalia (feira da juventude), piscina, etc.

 

Acampamento de verão: durante a última quinzena de julho é organizado um acampamento na montanha, para fomentar o entrosamento entre todos, em contato com a natureza. Nele participam aproximadamente 60 crianças, adolescentes e jovens dos Centros Diurnos e de outros programas realizados durante o período, junto com os monitores e voluntários da Associação Murialdo.

                   

-        Formação profissional:

     

            Cursos de Iniciação Profissional: Estes cursos vão dirigidos a jovens de 16 e 21 anos que não obtiveram o certificado de Ensino Secundário Obrigatório. Na atualidade são oferecidas três opções de preparação profissional: Climatização e Refrigeração, Soldadura e Calefação. Em cada um dos cursos participam aproximadamente 15 alunos que ao final, obtêm um certificado e podem  incorporar-se no mundo do trabalho ou continuar na Formação Profissional de Ensino Médio. Na última parte do curso podem também fazer estágios em empresas. Estes programas são supervisionados e financiados pela Delegação de Educação da Comunidade Autônoma de Madrid e pelo Fundo Social Europeu.

 

            Oficinas de prevenção do absentismo escolar: para adolescentes de 14 e 16 anos com comportamentos de abandono escolar ou de risco, a Associação Murialdo organiza uma oficina de carpintaria na qual participam uns 10 adolescentes.

     

            Cursos de INEM: são cursos de formação profissional para maiores de 16 anos inscritos nas oficinas do Instituto Nacional de Emprego (INEM). Na atualidade são oferecidas três opções: Soldador de Estruturas Metálicas Leves, Eletricista Industrial e Montador e Ajustador de Elementos Eletrônicos e Informáticos. Em cada uma das modalidades participam uns 15 trabalhadores desempregados.

 

-        Outras atividades:

 

            Projeto de intervenção com Infância em Dificuldade Social (INDIS): A Associação Murialdo, em estreita colaboração com o Instituto Madrileno do Menor e da família, atende aproximadamente 30 crianças e adolescente em situação de risco, de 6 e 16 anos com qualquer tipo de problemática pessoal, família e social. Esta atividade é dirigida por uma psicóloga e vários educadores; e se desenvolve na parte da tarde, das 16,00 às 20,00 horas, ao longo de todo o ano escolar na sede da Associação.

 

            Apoio a mulheres imigrantes: Um grupo de uma 20 mulheres de língua não castelhana se reúnem diariamente, de segunda-feira à quinta-feira, das 9,30 horas às 11,30 horas, na sede da Associação para aprender o idioma i facilitar sua integração.      

 

            Árabe para crianças:  nas segundas e quintas-feiras, das 18,15 às 19,30 horas, um grupo de cerca 10 crianças imigrantes de segunda geração e de origem magrebí,  recebem lições de árabe.

 

            Curso EAOTI,CAM: nos sábados, das 10,00 às 14,00 horas realiza-se um curso sobre  intervenção com famílias multiproblemáticas, dirigido aos educadores, voluntários e trabalhadores do setor.

            Também se realizam durante o período programas de ajuda ao voluntariado para os voluntários da Associação e de orientação profissional para os alunos.

 

      Relação com o contexto social:

 
É importante também o trabalho de coordenação com outras entidades públicas e privadas que, em torno de todos os projetos desenvolvidos até o momento, se realizou por parte de toda a equipe educativa e administrativa.

 

            A Associação Murialdo trabalha constantemente em colaboração com as seguintes entidades:

Área do social de serviço do Município de Getafe

Junta Municipal de Villaverde

Instituto Madrileño  do Menor e da Família

Delegação de Educação da Comunidade de Madrid

Escola pública de Animação e Educação no Tempo Livre Infantil e Juvenil

Agência antidroga da CAM

Direção geral da Mulher

Institutos de Ensino Secundário da área

 

            Como também Centros de Ensino Primário, Escola de Educação de Adultos de

Getafe, Centro de Desenvolvimento Psicopedagógico Municipal de Getafe, Cáritas diocesana

de Getafe e Madrid, Federação INJUCAM, serviço de Informação e Atenção Juvenil e um longo etc.

 

            A comunidade josefina colabora também com a Igreja local prestando seus serviços pastorais na capelania de uma residência de anciãos e numa paróquia da Diocese.

 

            Ultimamente, também a ONG josefina para a cooperação e desenvolvimento no mundo, CODEMUN, ampliou sua presença em Getafe. Daqui se colabora em programas de voluntariado e de ajuda a outras obras josefinas em países mais necessitados como, por exemplo, Albânia.

 


Versione per stampa
 
2007 © Congregazione di S. Giuseppe - Giuseppini del Murialdo - Tutti i diritti riservati • Informativa sulla Privacy
Design & CMS: Time&Mind