Porto Alegre: Associação Protetora da Infância - Portugués

 
 
1. INSTITUTO LEONARDO MURIALDO ATUAL

 O Instituto Leonardo Murialdo - Associação Protetora da Infância é uma entidade que pertence a Congregação Josefina de Murialdo cuja fundação aconteceu em Turim na Itália no ano I873. Hoje os Josefinos de Murialdo estão espalhados por nove estados do Brasil (Bahia, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Distrito Federal. Ceará, Rio Grande do Sul, Belém do Pará e São Luiz do Maranhão.

Os josefinos estão presentes na capital gaúcha desde 19 de março de 1954, atuando na periferia de Porto Alegre, no Rio do Grande do Sul, mais especificamente na comunidade Morro da Cruz. Na sua história de atuação em campo de ação social e de promoção humana prioritariamente com crianças, adolescentes e jovens empobrecidos. A instituição teve aqui e em outros lugares, como base firme a educação formal e popular e a iniciação profissional.

   O Instituto Leonardo Murialdo desenvolve seu potencial educativo, social e cultural através de sua filial a Associação Protetora da Infância que foi fundada em 1965 e compreende:

  1. Santuário São José de Murialdo
  2. Colégio São José de Murialdo
  3. Centro de Formação Profissional Murialdo
  4. Centro Infanto Juvenil Murialdo
  5. Centro de Educação Infantil Murialdo
  6. Pré-Incubadora Murialdo
  7. Biblioteca Ilê Ará

A Associação Protetora da Infância conta com 63 profissionais na Rede Social Murialdo e o atendimento abrange desde a infância até a terceira idade na comunidade do Morro da Cruz, periferia de Porto Alegre.

 

Visão:

 “Ser referência na promoção da vida de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, atuando em projetos integrados e sustentáveis, oportunizando uma formação integral que possibilite a vivência de valores humanos e cristãos no exercício da plena cidadania”.

Missão:

             “O Instituto Leonardo Murialdo, atento aos sinais dos tempos e atuando na comunidade, tem como missão vivenciar e divulgar os valores cristãos – amor misericordioso de Deus – despertando e valorizando potencialidades individuais e coletivas das crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, promovendo o desenvolvimento social para que nenhum se perca.”

Valores:

- Formação Integral;

- Uma bem unida família;

- Pedagogia do amor – educação do coração;

- comprometimento profissional e social;

- Formação de Lideranças comunitárias;

- Promoção da cidadania;

- Atenção aos sinais dos tempos;

- Promoção e libertação da vida;

- Parcerias e atuação em rede;

- Resgate dos últimos;

- Amor misericordioso de Deus;

- Respeito às culturas;

- Respeito às diversidades.

            Presente na região Leste de Porto Alegre a Rede Social Murialdo, a Instituição destaca - se pela defesa e conquista dos direitos das crianças, adolescentes, jovens e famílias que se encontram mais vulneráveis às condições e problemas sociais. Assegurados na Pedagogia do Amor e Educação do Coração, o Instituto desenvolve diversos projetos visando atender os moradores do Morro da Cruz e arredores. Para tanto, elaboramos e desenvolvemos hoje, projetos e ações que pretendem diminuir o distanciamento entre a realidade que vivemos e o novo mundo sonhado, através de projetos de Ação Comunitária Ampliada como o Serviço de Atendimento Sócio-Educativo (SASE), Educação Infantil (Creche), Trabalho Educativo, Jovem Aprendiz, Biblioteca Comunitária, Desenvolvimento Local através do Projeto Morro da Cruz para a Vida, Formação e Qualificação Profissional de Jovens e Adultos e apoio a Grupos de Geração de Trabalho e Renda, além da atenção para com a Terceira Idade. Destacamos as atividades desenvolvidas:

 

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA INSTITUIÇÃO EM 2008

Projeto/Ação:

Clientela atendida:

Faixa Etária:

Atividades desenvolvidas:

 

EDUCAÇÃO INFANTIL MURIALDO

 

 83

 

Crianças

(09) meses     á (06) seis anos

Atendimento em turno integral, com três refeições diárias, dois lanches e acompanhamento técnico, psico-social.

TOTAL

83

CRIANÇAS

Projeto/Ação:

Clientela atendida:

Faixa Etária:

Atividades desenvolvidas:

 

CENTRO INFANTO JUVENIL MURIALDO

 

213

Crianças e adolescentes

(06) seis á (14) quatorze anos

Oficinas lúdicas pedagógicas no turno inverso ao da escola, com acompanhamento qualificado.

TOTAL

213

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Projeto/Ação:

Clientela atendida:

Faixa Etária:

Cursos Executados:

 

 

 

CENTRO

DE

FORMAÇÃO

PROFISSIONAL

MURIALDO

 

30

Adolescentes

(13) treze á (14) quatorze anos

Oficinas pedagógicas, esportivas e de informática no turno da tarde.

 

35

 

Adolescentes

 

(14) quatorze a (18) anos

Oficinas de preparação para o trabalho: Padaria e Confeitaria e Reciclagem de Computadores, no turno da tarde.

 

39

 

Jovem Aprendiz

(16) dezesseis á (24) vinte e quatro anos

 

Curso de Assistente Administrativo.

 

48

 

Bola pra Frente

 

13 a 18anos

 

Oficinas pedagógicas, esportivas e de informática no turno da manhã.

  60

Juventude Murialdo

 

Apadrinhados

 0 à 15 anos

 

Oficinas de arte e cultura, geração de renda, educação, saúde e meio ambiente.

TOTAL

212

 ADOLESCENTES E JOVENS

BIBLIOTECA COMUNITARIA ILÊ- ARÀ

   -  

Moradores da comunidade em geral

-

Oficinas de Leitura, Sarau Poético, Café com letras e empréstimo de livros.

 

Projeto/Ação:

Clientela atendida:

Faixa Etária:

Atividades desenvolvidas:

1. PETI – PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

 

 

80

 

 

Famílias da comunidade com trabalho infantil

 

-

 

Ø      Acompanhamento técnico sistemático individual e de grupo;

Ø    Visitas domiciliares;

Ø      Cursos de qualificação profissional;

Ø      Inclusão nas demais Políticas Públicas;

Ø      Entrevista individual;

Ø      Inclusão nos programas do ILEM;

Ø      Atividades de Grupos.

 

2. ATENDIMENTO A COMUNIDADE – PLANTÃO SOCIAL

ILEM

240

 

 

Famílias da comunidade

 

-

3. ATENDIMENTO AS FAMILIAS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS NOS PROGRAMAS DO ILEM

250

 

Famílias de crianças e adolescentes atendidos nos programas

-

TOTAL

570

FAMÍLIAS

Projeto/Ação:

Clientela atendida:

Faixa Etária:

Atividades desenvolvidas:

PRÉ-INCUBADORA E

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL MURIALDO

90

 

Homens e Mulheres acima dos 18 anos

 

-

Curso em qualificação e preparação para o mundo do trabalho em ALIMENTAÇÃO

 Curso de CORTE COSTURA e customização

TOTAL

90

MULHERES E HOMENS

Projeto/Ação:

Clientela atendida:

Faixa Etária:

Atividades desenvolvidas:

 

 

PROGRAMA

 DE ATENÇÃO

AO IDOSO

 

 

62

 

 

Idosas da comunidade

 

 

A partir de 57 anos

- Encontro semanal do grupo;

- Acompanhamento individual;

- Oficinas lúdicas;

- Passeios;

- Comemorações;

- Participação em movimentos sociais;

TOTAL

62

AVÓS

 

 

3. INSTITUTO LEONARDO MURIALDO NO PASSADO

As primeiras ações realizadas pelos josefinos e colaboradores que sonhavam com uma obra social de envergadura, capaz de permitir as crianças, adolescentes e jovens uma vida mais plena na dimensão humana e crista, através da escola, esporte, lazer, profissionalização e atendimento em geral.

No ESPORTE tinham como enfoque o respeito às normas de convivência e quando o jovem estava apto, ingressava em outras atividades. Ainda hoje muitos veteranos, beirando os 60 anos, relembram saudosos os tempos em que à televisão não existia e o esporte dos finais de semana preenchia as alegres tardes de domingo.

O acesso a EDUCAÇÃO, principalmente para a população infanto-juvenil empobrecida, foi garantida através das formações dada no Ginásio São José de Murialdo que na época proporcionava o ensino regular e profissionalizante de qualidade. Deste modo, em 1965 passou a funcionar a Escola Pré-Primária, Escola de Ensino Fundamental e Ensino Médio nas imediações do atual Colégio S. José de Murialdo. Em 1969, foi feita uma extensão no Morro da Cruz com a criação da Escola Primaria Padre Cornélio Tedesco para ampliar o atendimento da população estudantil da comunidade.

Quando a pobreza é tanta a ponto de impedir uma alimentação adequada, os primeiros sinais que surgem são com a SAÚDE. A comunidade não tinha acesso a um tratamento preventivo e a conseqüência imediata foi debilitação física e a doença. Por isso, a Associação Protetora da Infância construiu um ambulatório numa área de 800 m2 e passou a contratar médicos, enfermeiras e atendentes, A experiência foi tão positiva que resultou em convênio com a Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, surgindo a Unidade Sanitária Murialdo, uma experiência piloto e padrão para todo estado e modelo para outros estados e até para outros países.

Em 1975, este trabalho foi levado ainda para mais perto da população empobrecida. Um Posto de Saúde foi montado no Morro da Cruz, no prédio da Escola Pe. Cornélio Tedesco, em salas cedidas pelo instituto que também remunerava os profissionais que ali atendia. O convênio com a Secretaria de Saúde foi extinto em maio de 1996 quando está começou a atuar em prédio próprio.

ENSINO PROFISSIONALIZANTE, Após o término do convênio com a Unidade Sanitária Murialdo (hoje, localizado na Avenida Bento Gonçalves, próximo a PUCRS), os espaços foram redirecionados para a habilitação profissional dos adolescentes c jovens, a fim de terem acesso ao primeiro emprego. Os principais cursos desenvolvidos foram: bordado, costura, arte culinária, datilografia, desenho técnico, além dos clássicos cursos de marcenaria, tipografia, encadernação e sapataria, capazes de favorecer a empregabilidade.

 

Vamos conhecer um pouco das atividades desenvolvidas nas obras que compõe a REDE SOCIAL MURIALDO em Porto Alegre no Rio Grande do Sul.

Santuário São José de Murialdo - Está situada na Rua Vidal de Negreiros. nº 550. Segundo a tradição da igreja católica São José é venerado como protetor da Família. São muitas as graças e bênçãos para as pessoas que o invocam. Santuário de São José é também conhecido pela famosa procissão da paixão e morte de Cristo na Sexta Feira Santa que se realiza desde 1960 e a participação da população da cidade e arredores, ultrapassando mais de 10.000 mil pessoas.

 

O Colégio São José de Murialdo - Está situado na Rua Vidal de Negreiros, nº 417. Fiel ao seu compromisso fundacional oferece a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para os filhos das famílias que moram na comunidade e bairros próximos. Estas famílias escolhem a escola pela metodologia e filosofia de Educar o Coração. O colégio é um espaço com ampla área externa e uma infra-estrutura que permite um bom trabalho com toda família educativa e conta com a boa organização na parte de equipamentos. Atualmente estudam setecentos e dezoito alunos. Está sendo inaugurando um moderno Salão de Atos para atividades culturais e sociais para escola e comunidade.

 

Centro de Formação Profissional Murialdo - Em 1997 o instituto reformou o prédio na Rua Vidal de Negreiros, nº583 de 1.311,20 metros quadrados, viabilizando o funcionamento do Centro de Formação Profissional. Esta obra disponibilizou o espaço para o reinício das atividades no campo da profissionalização, isto aconteceu na metade de julho do ano de 1998.

Em 2001 foi reestruturada outra ala acrescentando mais 1.061,18 metros quadrados. Deste modo, são 2.372.38 metros quadrados de área construída para o desenvolvimento de atividades no campo social e formação profissional.

O aludido centro tem: uma cozinha ampla, equipada para cursos, cozinha semi-industrial, refeitório para setenta pessoas, biblioteca, amplo salão, secretaria, salas de oficinas, mini-auditório para múltiplo uso, padaria para cursos, dois laboratórios de informática conectados à internet, laboratório equipado para curso de eletricidade predial, sala equipada para curso e produção em corte e costura, seis salas para uso de técnicos e direção, oito salas de aula, amplo pátio e estacionamento.

 

CONCLUSÃO:

A realização da missão é possível devido o envolvimento de instituições, empresas parceiras e de pessoas de boa vontade. Assim finalizamos nosso artigo externalizando nossa alegria em contribuir com a caminhada da ação social do Instituto Leonardo Murialdo, que busca interagir e atender a população que vive em situação de vulnerabilidade social, sendo uma das nossas metas buscar melhorias de vidas, sobretudo “Vida de crianças, adolescentes e jovens como também suas famílias que vivem à margem da sociedade”.


Versione per stampa
 
2007 © Congregazione di S. Giuseppe - Giuseppini del Murialdo - Tutti i diritti riservati • Informativa sulla Privacy
Design & CMS: Time&Mind