Caxias do Sul: Portoghese

 
A semente de Murialdo, lançada em Caxias do Sul há mais de 60 anos, encontrou terra fértil no coração de religiosos josefinos e lideranças leigas. Milhares de meninos e meninas foram acolhidos, abrigados e preparados para a vida no então Abrigo de Menores São José e hoje a missão continua no Centro Técnico Social.

O Centro Técnico Social - CTS conta com Ação Social (Centro Educativo, Casa Família, Centro de Formação Profissional e Programa Adolescente Aprendiz) que visam a inclusão de 275 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e pessoal. Além disso, a instituição possui o Colégio Murialdo, a Gráfica e a responsabilidade pastoral da Paróquia de São Leonardo Murialdo.

AÇÃO SOCIAL

O CEM atende 120 crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos, no turno inverso ao da escola. É um programa social preventivo, que oportuniza aos seus freqüentadores o desenvolvimento integral, por meio de atividades diversas, garantindo os direitos básicos e fundamentais para o exercício da cidadania.

O Centro de Formação Profissional Murialdo, oferece no turno inverso ao da escola, 3 cursos (Mecânica Industrial, Informática e Gestão em Atendimento) totalmente gratuitos a 120 adolescentes entre 14 e 18 anos.

Desde 2002, o Centro Técnico Social, mantém com o Banco do Brasil um convênio para a contratação de jovens aprendizes com idade entre 15 e 16 anos. Atualmente, eles são 23 Aprendizes de Serviços Bancários e trabalham com registro em carteira, salário fixo, jornada diária de 4 horas, vale-transporte e vale-alimentação, além de cursos de formação técnico-humana.

Inaugurada em 30 de março de 2000, a Casa Família Murialdo garante o processo de inclusão social de crianças e adolescentes privados da convivência familiar. A casa, que conta com o apoio financeiro da prefeitura municipal, abriga 12 meninos e meninas, de 0 a 18 anos, priorizando o não-desmembramento de grupos de irmãos. Ainda, são orientadas por especialistas de diversas áreas e contam com assistência 24 horas por dia.

GRÁFICA MURIALDO

A Gráfica Murialdo nasceu em 1948 como um espaço de aprendizagem de uma profissão para os meninos internos e semi-internos do então Abrigo de Menores São José. Na época foi adquirida uma pequena tipografia e os meninos, auxiliados por religiosos Josefinos, aprendiam encadernação, talonagem, composição manual e mecânica e impressão. Além disso, havia atividades de esporte e lazer. Assim, o intervalo era sempre prolongado para que as crianças e adolescentes pudessem brincar, jogar futebol e se divertir muito.

Ressalta-se que muitos profissionais gráficos de Caxias do Sul e região tiveram sua “escola” na Gráfica Murialdo. Entre as pessoas que fizeram a história da Gráfica, sempre alinhada no cuidado e carinho às crianças e adolescentes empobrecidas, está o saudoso Ir. Antônio Ghirighini que, vindo da Itália, doou quase 50 anos de sua vida a esta causa tão nobre. Atualmente, a Gráfica Murialdo é uma das principais empresas do ramo em Caxias do Sul. E a sua finalidade continua sendo a mesma: dar um suporte financeiro aos projetos sociais.

COLÉGIO MURIALDO

Com o número crescente de internos, uma escola era necessária. Em 1951, o estado implantou anexo ao abrigo, uma escola pública até o 5º ano. Em 1956, em lugar da escola pública, criou-se a Escola Particular do Abrigo de Menores. Em 1969, o abrigo tornou-se Centro Técnico Social. Em 1973, a instituição se tornou Escola de 1º Grau Paulo VI. Em 1998, foi introduzido o Ensino Médio e, em 2002, a escola passou a se denominar Murialdo, integrando a Rede de Colégios Murialdo.

Hoje, o Colégio Murialdo possui mais de 800 alunos e em cada turma do Ensino Fundamental possui 7 alunos carentes que estudam de forma totalmente gratuita. Ressaltamos, que são estes alunos que participam, no turno inverso, das atividades no Centro Educativo. Então, a estrutura completa do Colégio Murialdo é uma base forte e sólida para crianças e adolescentes.

Além dos religiosos Josefinos e dos 130 funcionários que dão continuidade à obra, existem aqueles que ajudam simplesmente por amor à causa. São os Leigos Amigos de Murialdo, pessoas comuns e tantos outros que ajudam na certeza de que é preciso formar, neste mundo, “uma bem unida família”; justa e solidária.


Versione per stampa
 
2007 © Congregazione di S. Giuseppe - Giuseppini del Murialdo - Tutti i diritti riservati • Informativa sulla Privacy
Design & CMS: Time&Mind