27/04/2009 Portugues

 

07:30 - Oração da Manhã:

TEMA: AMIGO, IRMÃO E PAI. Apresentado pela Província Italiana

Oração ficou dividida em três fases de Murialdo:

· Amigo, irmão e pai;

· As novas necessidades e novas obras;

· Educar é coisa do coração.

08:00 - Café da Manhã 

08:45 - Abertura com animação com cânticos:

· O sonho Ideal: “...movido pelo amor, banhado em sonho ideal, é Murialdo a buscar quem sofre mais. Tem a certeza de que é Deus quem estar a guiar, seu coração, suas lutas, seu andar...”

· Menores abandonados: ... alguém os abandonou pequenos e mal amados, o progresso não os adotou. Pelas esquinas e praças, estão desleixados e até maltrapilhos, frutos espúrios da noção nação, são rebentos, porém, não filhos. Eu queria somente lembrar que milhões de crianças sem lar, compartilham do mesmo sofrer, já não sabem a quem recorrer...”

Conferência de Pe. Mario Aldegani: (segue a apostila)

Pobres E Abandonados: Eis Os Nossos

A Família de Murialdo a serviço dos últimos

 Dinâmica: Padre Alejandro

Todos os participantes subiram ao último andar da casa. Lugar este com visão para a cidade de Londrina, e lá, de forma descontraída, se aproximaram uns dos outros em pequenos grupos, a fim de compartilharem de suas culturas e trabalhos.

10:30 - Apresentação das Realidades Provincianas:

POVÍNCIA DO BRASIL: (Joacir Della Giustina)

O Brasil apresentou o trabalho da FdM nas comunidades e nos colégios Murialdo existentes nas cidades de Fortaleza -CE; Porto Alegre - RS; Caxias do Sul - RS; Araranguá – SC; Londrina – PR; Ibotirama – BA; Belém – PA; Planaltina – DF; São Paulo SP: Rio de Janeiro – RJ; Brasília – DF.

De forma organizada em gráficos e tabelas, foram relatados os gastos e as entradas econômicas de cada cidade. Assim como as atividades desenvolvidas e a qualidade e quantidade de atendimentos, benefícios e projetos desenvolvidos.

PROVÍNCIA DA ESPANHA:

Apresentação das maiores dificuldades encontradas por esta província. Ressaltando que a maior delas é a mudança frenética da sociedade.

Mostraram que respondem a estes desafios criando programas de estrutura, que para que as pessoas possam reorientar sua vida, ou pelo menos alguns aspectos dela.

Os envolvidos tentam atualizar o carisma de Murialdo. São eles religiosos, membros da Congregação, e laicos contratados e voluntários, todos com o objetivo de colocar o jovem ao centro.

Consideram que para melhor atuação de seus trabalhos faz-se necessário: profissionais cada vez mais bem preparados; mais testemunhas cristãs que repassem o carisma de S. Leonardo M.; necessidade de maior tempo, para uma atuação mais reflexiva; expansão dos recursos do poder público e ter um trabalho diferenciado, vendo a presença de Deus no próximo.

 

Província da ÁFRICA – (Gana, Guiné – Bissau e Serra Leoa) apresentação em vídeo.

A delegação apresentou a problemática da FdM partindo da realidade da Serra Leoa.

Há mais de 20 anos que os Josefinos operam nesse país e assistem realidades desumanas e carentes, tentando sempre garantir um possível desenvolvimento humano, espiritual e cultural. Entre as atividades desenvolvidas estão: em média 255 beneficiários da “adoção” à distância, ou seja, pessoas de outros lugares do mundo financiando crianças; foram criadas casas família Murialdo e hospitais; em média 51 crianças em casas de família, recebendo atenção afetiva, alimentar, sanitária e escolar, para que todas as crianças possam ter um futuro e resolver o problema; parcerias com ONG´s para a construção de casas para os pobres; para os jovens, criaram as associações de pescadores, oferecendo a estes barcos e motores para a pesca, a través do ENGIM – CEFALU.

12:30 - Almoço Mercosul

Porco, arroz, feijão, bata assada, saladas, frutas, sucos, vinhos gaúchos, e pudim de leite como sobremesa.

13:00 - Intervalo e momentos de interação e partilhas

14:30 Continuação da apresentação das Realidades Provincianas:

As irmãs Murialdinas (Equador, Brasil...)

A serviço dos mais pobres

Beneficia às crianças e adolescentes em risco ou abandonadas para que sejam respeitados os seus direitos, partindo do reconhecimento do ser humano como filho de Deus. São crianças abandonadas, humilhadas, estupradas, mendigos, e como conseqüência, muito rebeldes.

Oferece para as crianças, um ambiente familiar para resgatar a sua dignidade e auto - estima.

Oferecem alimentação, desenvolvem atividades de: esportes, teatro, danças, ensinam religião, promovem lazer, ensinam folclore. Desenvolvem este trabalho com profissionais capacitados.

PROVÍNCIA DO MÉXICO - USA

ATIVIDADES DO CENTRO

O Centro de São Leonardo Murialdo se caracteriza pela atitude de voluntariado dos laicos mais comprometidos com a Fd M.

As atividades desenvolvidas são-:
- assistência social, (hoje atende a 120 crianças);
- apoio escolar;

- atividades artísticas como: teatro, dança;

- esportes;

Desde de 2006 se busca ampliar a formação das mães de família, com os cursos de formação integral que dividem as senhoras de AMSIF.
O Centro S.L. Murialdo no grupo “Jovens com Murialdo” e se desenvolve, desde 2007, com excursões, encontros, coros e atividades específica para adolescentes.

PROVÍNCIA DA SAGRADA FAMÍLIA – ITÁLIA (Romênia e Albânia)

Apresentaram a realidade do trabalho da Família Sagrada, relatando o trabalho desenvolvido através de acolhidas: das crianças, jovens e suas famílias, que vivem em situação de pobreza e risco social. De intervenções de caráter educativo e individualizadas.

Apresentaram também, as realidades oratórias, pois como dizia o fundador: “na paróquia Josefina, que nenhum jovem fique sem família.” Nessas realidades então, se ensinam a rezar, a aprender e a jogar.

FdM na Romênia (Roman e Popesti Leordeni). Estes trabalham com oratórios, cursos profissionalizantes, formação, assistência social, formação pastoral, juvenil e Vocacional.

FdM em Albânia (Fier – Durazzo). Trabalham diretamente com religiosos e leigos, na igreja local, juntamente com a sociedade cíivil, pobres e associações. Vivendo em comunidades interligadas, servindo e acolhendo aas famílias necessitadas.

PROVÍNCIA DO EQUADOR COLOMBIA

Tem como objetivo principal, promover um desenvolvimento integral de crianças e jovens de 10 a 18 anos que vivem em situação de risco (abandono, violência, etc), através da educação, da prática do esporte, e de cursos profissionalizantes, para que tenham a possibilidade de melhorar a qualidade de vida e desenvolver um bom nível de auto-estima.

Como forma de trabalho vincula –se o pai de família no processo de formação dos seus filhos através da participação nas diferentes atividades do projeto. Oferecem uma formação cristã fundamental (batismo, primeira comunhão e confirmação) e formação moral.

Relataram que as crianças e adolescentes atendidos por eles estão com suas realidades de vida mudadas, apresentam superação da desnutrição, maior proximidade com suas famílias, destaques no esporte (níveis estadual, nacional e internacional), maior facilidade para a conquista do trabalho.

PROVÍNCIA DA ARGENTINA-CHILE

Desde 1939 os sacerdotes trabalham em zonas desfavorecidas, para a realização de seus trabalhos. Com respostas educativas, através de colégios nas comunidades
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
• Promoção e Proteção dos Direitos;
• Turno integral;
• Educação popular – não formal;
• Articulação com outras Organizações: Centros de Saúde, Referentes comunitários, Centros vicinais, Conselho Tutelar, Municípios, etc.;
• Desenvolvimento comunitário: Associação de moradores;
• Congressos de Formação;
• Atuação dos laicos;
• Organização da Comissão CE.CO.M;
Encontram como desafio maior, a necessidade de um sistema de trabalho integrado à favor dos últimos: com integração e unificação de critérios, alinhamento, metodologias e ações de trabalho, participação e incidência em Políticas Públicas, espiritualidade dos últimos e necessidade de maior estabilidade das obras (sustento econômico).

ENGIM – INTERNACIONAL

ENGIM é presente na Serra Leoa, Guinea, Bissau, Ghana, Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, México, Albânia e Índia. E como foco: formação, cooperação e desenvolvimento. Através da solidariedade e desenvolvimento com os mais carentes. Para enfrentar os dramas do mundo inteiro, faz-se necessário um fortalecimento de uma transformação completa cultural, para aprofundar: novos quadros de referência; novos instrumentos de ação; novos códigos de comportamento.

Inspiram-se na espiritualidade de São Leonardo Murialdo, aderidos à FdM, para o desenvolvimento da promoção das dimensões: educativas, culturais, sociais, políticas e de solidariedade.

COMO DESAFIOS:

-desenvolvimento do sistema econômico e tecnológico;

- processos de imigração;

- a questão da dívida internacional;

- desenvolvimento democrático;

- questões ambientais;

- exploração dos recursos mundiais;

- conflitos armados;

- impactos socioculturais.

Esses desafios de caráter geográfico, antropológico e sociológico precisam de atenção particular, na dimensão humana de proteção. Que é a única forma de garantir uma justiça internacional e uma igualdade de oportunidade entre norte e sul do mundo. Como esperança para novas gerações.

Então, ENGIM luta para:

· A cooperação internacional;

· Crescimento de uma consciência comunitária;

· Construção de relações com países subdesenvolvidos;

· Sensibilização para maior sentimento de pertencimento da realidade, para uma participação e cidadania global.

 
MISSA: Como celebrante principal: Pe. Maximilian Horlescu – 1º Sacerdote Romeno, precedida por Pe. Mário Aldegani, superior geral e Pe. Geovanni Salustri. Na sua homilia, como referência, pregou a parábola do “Bom Samaritano” . Lc 10, 25-37.

Dividiu o Evangelho em três imagens:

1. Evangelho de Lucas, não é o único que narra a parábola “Bom Samaritano”, mas sua mensagem quer achegar-se a nós, pois esta parábola leva ao coração a nos perguntar “quem é o nosso próximo?”

2. Partindo dessa imagem, de São Leonardo Murialdo, que percorre o caminho, nós como FdM, nos identificamos com ele para tornarmos bons samaritanos. Quando o pobre e abandonado, encontra em nós uma boa acolhida, neste caso somos “Bons Samaritanos” e bom membros da FdM.

3. “Vai e faz o mesmo”. A esta exortação, nós o somos em ato, como FdM. Por isso, estamos aqui, para nos encorajarmos neste caminho.

JANTAR LATINO AMERICANO: peixe, arroz, feijão, saladas variadas, rocambole de carne bovina, sucos, vinhos gaúchos e frutas;

Repouso

 

 

 


Versione per stampa
 
2007 © Congregazione di S. Giuseppe - Giuseppini del Murialdo - Tutti i diritti riservati • Informativa sulla Privacy
Design & CMS: Time&Mind