01/05/2009 Portugues

DIA 01 de Maio (sexta-feira)

07:00 Missa e Oração da Manhã

Conduzida pela Província USA – México na pessoa do seu provincial Pe. Giuseppe Rainone.

Tema: Atividade da Igreja no mundo.

Da Constituição Pastoral Gaudium et Spes, do Concílio Vaticano II, sobre a Igreja no mundo contemporâneo (Nn. 33-34) (Sec. XX)... a atividade humana no mundo o homem Sempre se esforçou, pelo seu trabalho e pelo seu engenho, no aperfeiçoamento de sua vida.

Padre Giuseppe Rainone, na sua meditação, desenvolveu os seguintes pontos: a criação, a redenção e a responsabilidade.

A “Criação” como uma empresa de comunicação de Deus com a sua criatura, fundada através de suas marcas fortes e consistentes.

A “Redenção” como libertação mediante o trabalho Divino e humano, obviamente, o trabalho como um resgate.O trabalho como a salvação do pecado, da morte e da ira de Deus, através do sacrifício de Jesus.

A “Responsabilidade”: Perante este imenso esforço, que se estende a todo o gênero humano, surgem entre os homens muitas interrogações: Qual o sentido e o valor desta laboriosa atividade? Que uso fazer de todas estas coisas? Qual a finalidade dos esforços individuais e coletivos?A Igreja, guarda do depósito da Palavra de Deus, que .....a atividade humana, individual e coletiva, aquele imenso esforço com que os homens, ao longo dos séculos, tentaram melhorar as condições de vida, considerado em si mesmo, corresponde à vontade de Deus. O homem, na verdade, criado à imagem de Deus, recebeu a missão de submeter a terra e todas as coisas que nela existem, governar o mundo na justiça e na santidade e, reconhecendo a Deus como Criador de todas as coisas. Orientar com o nosso trabalho para Ele os pobres e abandonados e todo o universo, de tal maneira que, sujeitas todas as coisas ao homem, o nome de Deus seja glorificado em toda aterra. Isto se aplica também às atividades de todos os dias. Por aqui, se vê que a mensagem cristã não afasta a FdM da tarefa de construir o mundo e nos obriga a sentir esta colaboração como um verdadeiro dever.

Depois da sua meditação, seguiu-se com os três símbolos de tinta guache... simbolizando, as três cores da nossa congregação ( Azul, amarelo e vermelho) símbolos esses que servem para evidenciar Deus como criador, redentor e que nos passou esta responsabilidade. Usando as mãos marcadas das sujeiras (guache) depositadas nas cartolinas como marcas da nossa responsabilidade para com a criação de Deus: os pobres e abandonados.

08:00 Café da Manhã

08:45 Apresentação de dança em homenagem à Murialdo

Grupo da EPESMEL (alunas do curso profissionalizante)

Continuação - O CARISMA DE MURIALDO À SERVIÇO AOS JOVENS POBRES.

(Giovenale Dotta)

A fundação Irmãs Murialdinas São José foi precedida em Turim, na Itália. «Em nossa missão de educadoras a favor da infância e da juventude, nós murialdinas nos empenhamos em promover a formação intelectual, profissional, social e cristã que leva à maturidade da personalidade a fim de que os jovens possam enfrentar com responsabilidade seu futuro. Murialdo nos ensina a colaborar com os leigos e a Regra de Vida nos recorda que podemos realizar o apostolado “em obras próprias ou inserindo-nos em organismos já existentes”.

No Brasil, as irmãs Murialdinas, se iniciou em 1954, na cidade de Caxias do Sul-RS. Na década de 70 as coirmãs abrem uma comunidade em Maringá-Pr. Em Londrina (Paraná) as coirmãs colaboram com os Josefinos na EPESMEL, com um serviço de educação, cozinha e outros programas sociais. Em 2002 é aberta uma comunidade em Xique-Xique na região do Sertão da Bahia, região Nordeste.

No Equador trabalha, desde seus inícios (1960), em três setores:

1) colaboração com a Missão Josefina do Napo através de escola para crianças e meninos indígenas do Oriente; direção e serviço médico-enfermeiro do hospital Santa Clara; 2) abertura de duas escolas populares na área urbana de São Rafael e em Guayaquil; 3) abertura da casa família “Hogar Santa Marianita” em Ambato para meninos abandonados.

Atualmente, a delegação equatoriana se qualifica pelo ensino em três escolas populares. A novidade dos últimos decênios é devida a uma iniciativa de vanguarda em prol dos mais pobres: meninos, adolescentes, jovens de rua da cidade de Ambato, oferecendo-lhes um serviço de mesa e de alfabetização. As coirmãs e educadores tem como ambiente apostólico as ruas da cidade, o mercado, as paradas dos ônibus, a estação central e qualquer ambiente freqüentado por meninos marginalizados.

A ação apostólica das Murialdinas no Chile, desde o início (1974), foi dirigida à escolas populares.

Na Argentina a obra, é iniciada em 1996. Os projetos Sociais são freqüentadas por crianças, meninos e meninas cujos pais estão desempregados ou operários sazonais.

A fundação da obra da Cidade do México remonta aos nos de 1998. Acolhe a cada dia 200 crianças e meninos pobres e realiza um trabalho de promoção das mulheres que foram abandonadas pelos maridos e vivem em situação de miséria e marginalidade.

A caminhada histórica até aqui delineada, formada de idéias e de realizações concretas, colocou mais vezes em evidência a evolução para uma maior participação dos leigos no carisma vivido pelos religiosos josefinos. A riqueza do carisma de Murialdo se manifesta em plenitude quando se concretiza, nos diferentes modos de viver a vida cristã e faz amadurecer uma comunhão de vocações.

O carisma apostólico de Murialdo está aí bem presente, junto com aquele espiritual: ”Este grupo deseja testemunhar no mundo e com o mundo, o amor infinito, terno, pessoal e misericordioso de Deus». As mulheres que fazem parte (mulheres solteiras ou viúvas) valorizam o dom da vida, dedicando-se aos pequenos e aos jovens pobres, agindo em favor dos oprimidos” (sic); cada uma se mantém com o exercício de sua profissão, que oferece também a possibilidade de empreender atividades de voluntariado e de ajuda ao próximo.

10:30 O Carisma de Murialdo à serviço dos pobres – continuação do trabalho em grupo.

12:30 Almoço: strogonoff de carne, arroz, feijão, peixe frito, saladas, frutas tropicais e bolo de abacaxi com coco.

14:30 Continuação dos trabalhos

Cantos animados com coreografias.

Continuação dos trabalhos em grupos. Os grupos se organizaram para discutir as seguintes perguntas: modo de ver, de julgar e de agir.

16:00 Lanche: sucos, café, frutas tropicais e torta de banana.

16:30 Volta aos trabalhos- os coordenadores dos grupos se reuniram para organizar a síntese das questões feitas aos grupos.

17:30 Fotos: foram tiradas diversas fotografias no pátio, com todos os participantes juntos.

18:00 Plenária:

LINHAS DE AÇÃO (SÍNTESE)


1) Que as estruturas das obras estejam ao serviço dos últimos. Que sejamos capazes de criar e aceitar a dinâmica que impõem os novos modos de funcionamento. Entender que as estruturas não são essenciais mas funcionais para a obra. Reestruturar ou deixar as obras existentes para abrir obras novas, simples e flexíveis. Que as estruturas sejam dinâmicas, ágeis e próximas às crianças mais pobres.

2) Com relação à FdM:

-Definir e formalizar a estrutura FdM legitimando os membros que a integram com responsabilidades compartilhadas, articulando-se em um trabalho em rede.

-Manter viva a mística dos membros da FdM mediante a oração e a formação espiritual.

- Continuar fortalecendo a FdM com espaços de formação e participação conjunta por regiões (local, estadual e internacional). Utilizando também as “Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação” (NTIC).

3) Que a FdM intervenha no desenho das Políticas Públicas, assinando convênios e formando redes, definindo previamente as posturas e os modelos sócio econômicos e culturais que queremos.

4) Avaliar nossas práticas e nossa missão à luz do evangelho e das ciências sociais.

5) Que a FdM, vivendo a pedagogia do amor, esteja atenta aos signos dos tempos. Que gere estruturas flexíveis e coerentes, valorizando a qualificação profissional e pessoal. É a marca de nossa ação, fundamentada na mística e na espiritualidade de Murialdo.

6) Ter fidelidade ao carisma, optando pelos jovens pobres e abandonados, fazendo da ação uma profecia e partindo do princípio que eles são profetas.

7) Pensar (ABRIR AS PORTAS PARA A EXPERIENCIAS POSITIVAS – COMUNIDADES MISTAS) na possibilidade de que se abram comunidades mistas compostas por membros das diversas realidades da Família de Murialdo. .... COMO GRATUIDADE DA SALVAÇÃO.

19:45 Missa: precedida por Pe. Guieseppe Rainone, Pe. Alejandro e Pe. Marcos.

A Província USA - México conduziu os cânticos.

Tema: Reflexão de São Jose Operário, homem que ganhou o pão de cada dia, trabalhando com humildade para manter a própria família. Da mesma maneira, nós o temos como exemplo, cultivando a virtude do esforço e simplicidade.

No final da celebração a província entregou crucifixo para todos os participantes.

20:30 Jantar: galinhada, feijão, salada, frutas tropicais, sucos, vinho frisante e gelatina como sobremesa.





Versione per stampa
 
2007 © Congregazione di S. Giuseppe - Giuseppini del Murialdo - Tutti i diritti riservati • Informativa sulla Privacy
Design & CMS: Time&Mind