O serviço aos mais pobres na Bíblia:
As crianças na Bíblia
• Dicionário Brasileiro de Teologia - ASTE
• Carlos Mesters (in CEBI - Palavra naVida n. 162)
• Carlos Arthur Dreher (in CEBI - Palavra na Vida n. 251)
AT
• Entre os pobres, os mais pobres: Sl 146; Am 2,6-14
• A criança na cultura judaica
- Sl 127,3-5; Gn 17,2; 28,3; 35,11; 48,3-4: É dádiva, dom e benção de Deus.
- Gn 24,60: E bem-aventurada a mãe de muitos filhos (Rebeca).
- 1Sm 1 (vv. 6-7): L maldita a mulher estéril (Ana).
- Educação rígida na família patriarcal: Dt 21,18-21; Pr 13,24; 22,15; 23,12-25; 30,17;
- Educação, especialmente na família; também na sinagoga a partir do século II a.C.
- -Mt 14,21; 15,38; 18,10; 19,13; 21,15-16; Mc 10,13-16: as crianças eram contadas entre
outros grupos excluídos como mulheres, prostituas, pecadores, publicanos, doentes...
- Meninos:
- participam dos rituais religiosos da família e do povo-(Ex 12,26)
- educados especialmente pelo pai
- circuncidados ao 8° dia (inclusão no povo e na aliança): Gn 17,12; Lv 12,3; Lc 1,59; 2,21
- 12 anos: entravam na vida adulta : Lc 2,41-52
- Meninas:
- participam dos rituais religiosos da família e do povo
- educadas especialmente pela mãe
- dependentes dos pais, dos irmãos, dos maridos.
• Situação de exclusão das crianças no Antigo Testamento
- Na religião cananéia, eram sacrificadas na fundação casas, palácios, templos, cidades, como pedido de proteção às divindades (Jerico: Js 6,26; 1 Rs 16,34).
- Era costume cananeu, adotado por reis israelitas, oferecer sacrifícios humanos às divindades em épocas de crise, guerras ou catástrofes, a fim de apaziguar a ira de Molok, deus amonita:
- Reis de Israel (Reino do Norte): 2Rs 17,17;
- Judá: rei Acaz (734-727): 2Rs 16,3);
- Judá: rei Manasses: (698-643): 2Rs 21,6;
- Profetas denunciam: Jr 7,6.3 I; 19,5 (Baal); 32,35; Ml 16,20; 20,26.3 1; 23,37;
SI 106,37-38;
- Josias (622) destruiu o altar de Molok em Jerusalém: 2Rs 23,10;
- Lei proibitiva: Lv 18,21; 20,2-5; Dt 18,10; 12,31.
- Resistência: Gn 22,1-19.
- Controle da população masculina para evitar a resistência dos pobres (Ex 1, 15-22).
- O culto cananeu da fertilidade foi assumido por reis israelitas, a fim de incentivar a reprodução com vistas:
- ao aumento da produção no campo (tributação);
- ao trabalho forçado c escravo (1Sm 8,11-17);
- à guerra.
Gomer e Oséias e seus filhos: Jezrael, Lo-Ruhamah(Não-Amada/Compadecida) e
Lo-Ammi (Não-Meu-povo): Os 1-2;
Também a mulher foi fortemente marginalizada.
- Filhos e filhas como escravos e escravas, quando seus pais se endividavam: Ex 21,7-11;
Ne 5,1-5. Lei a respeito da libertação de escravos no ano sabático (Dt 15,12-18).
- Viúvas e órfãos. A monarquia enfraqueceu o sistema tribal e promoveu guerras, desintegrando o clã, a grande família;
Conseqüências: aumento de pobres, órfãos e viúvas. O órfão é o melhor paralelo com as crianças e menores abandonados hoje.
- "Órfão" - 42 vezes no AT;
- Definição: Lm 5,3 (criança sem pai e cuja mãe era viúva)
- Tribalismo: Quando havia algum órfão, o clã o protegia;
- Monarquia: O clã é desintegrado e aparecem órfãos c viúvas sem proteção:
- Leis: Ex 22,21; Pr 23,10; Dt 10,18; 14,28-29; 16,11-14; 24,17-22; 26,12-13; 27,19;
- Resistência profética: Is 1,17.23; 9,16; 10,2; Os 14,4; Jr 5,26-29; 7,6; 22,2-3.13-17;
Ez 22,7; Sl 10,14.18; 68,5-6; 82,3-7; 94,5-6; 146,6-9;
- No pós-exilio: Zc 7,9-10; 8,4-5; Ml 3,5; Jó 6,27; 24,2-12; 29,12; 31,17.21;
- Desintegração da vida humana.
- Cerco da Sumaria na época do rei Jorao (852-841): mães combinam matar e comer seus filhos: 2Rs 6,24-30;
- Cerco de Jerusalém (587-6): Lm 1,5.15.18; 2,11 -12.19-20; 4,10.
• Defesa da vida das crianças
- Sefra e Fua, Jacobed e Miriam defendem a vida de crianças: Ex 1,15-2,10 (6,20; 15.20; Nm 26.59)
- Gn 21,9-21: "Agar! Não tenha medo! Deus ouviu os gritos da criança do jeito que ela está aí" (v. 17)
- Eixo da Bíblia: Deus escuta o clamor do povo oprimido (Ex 2,23-25; 3,7-8)
- Agar (Gn 16; 21,9-21): Marginalizada, escrava/serva, expulsa por Sara,
errante pelo deserto, mãe solteira carregando seu filho Ismael.
- Gn 22,1-19: "Não estenda a mão contra o menino!" (v. 12)
- Resistência contra o costume de reis cananeus e israelitas
- Javé, o Deus da vida, não quer a morte de crianças
- Releitura pós-exílica apresenta Abraão como modelo de fé (cf. Hb 11,19).
- Ex 22,21-23: "Não maltrate a viúva nem o órfao" (v. 21)
- Código da Aliança: uma das leis mais antigas em Israel
- SI 68,6: Javé, "Pai dos órfãos e justiceiro das viúvas" (cf. Dt 10,18)
- Mais leis defendem crianças órfãs: Dt 14,29; 16,11-14; 24,17-22; 26,12-13; 27,19
- Ex 20,12: "Honra teu pai e tua mãe"
- Decálogo: Constituição do povo de Israel
- Ex 20,2: Mística/orientação básica: "Eu sou Javé, teu Deus, que te fez sair da terra do Egito, da casa da escravidão" - Viver em estado permanente de Êxodo
-"... teu pai e tua mãe": em pé de igualdade - família; ambiente harmonioso para os filhos e núcleo básico para garantir a partilha da terra e do poder
- Elias e Eliseu
1) Elias: 1 Rs 17,8-24 (viúva de Sarepta com seu filho órfão)
2) Eliseu:
2Rs 4,1-7: mãe, viúva endividada com dois filhos ameaçados pela Escravidão
2Rs 4,8-37+8,1-6: uma mulher e seu filho - o marido está ausente
2Rs 5,2-3: Uma menina indica o profeta Eliseu ao sírio Naamã.
2Rs 6,24-31: Cerco de Samaria - mulheres decidem matar e comer seus filhos
2Rs 8,7-15: Eliseu anuncia o reinado para Hazael e chora suas crueldades:
queimará as praças fortes de Israel, matará seus jovens, esmagará suas crianças e suas mulheres grávidas (v. 12)
As crianças como sinal profético (Is 8,18; Lc 2,12)
Oscias g Gomer
Os 1-2: "Terei compaixão da Náo-Compadecida" (Os 2,25)
- 1,6-9: Lo-Ruhamah (Não-Amada) e Lo-Ammi (Não-meu -povo): O culto da
fertilidade desintegrou a vida familiar e a vida do povo, quebrou a Aliança
- 2,21-22: Aliança eterna, na justiça, no direito, no amor, na ternura, na fidelidade e
na experiência com Javé
- 2,25: "Amada" e "Meu Povo"; "Meu Deus"
Isaías e sua profetisa
- Defesa das crianças órfas: Is 1,17.23; 9,16; 10,2
- O sinal dos filhos, o messias criança. Profeta e filhos são sinais de Javé para o
povo (Is 8,18).
Em 733, o rei Acaz (736-716) sacrificou seu filho (2Rs 16,3), diante da ameaça Assíria e pressionado por Damasco c Israel (Is 7-8; 2Rs 16,5-20). Nessa época,
(1) já descrente noreinado como promotor da justiça c da solidariedade e
(2) quando o rei está sem sucessor, Isaías fez da criança o sinal de futuro para o povo para além da monarquia:
1) Is 7.3: Shear-Yashuh (Um Resto Voltará): o futuro não está nas muralhas, nas armas (7,1-10), mas na fragilidade de uma criança.
2) Is 7,14: Emanu-El (Deus conosco): Diante da falta de fé do rei por ocasião da invasão de Judá pelos reis de Israel e de Damasco, Isaías o anima para que reaja contra o desanimo. Uma criança ainda no útero de sua mãe era o sinal de que Deus continuava em meio ao povo e desautorizava o poder descrente do rei.
3) Is 8,1-4: Maer-Salal-Uas-Baz (Pronto-Saque-Próxima-Pilhagem), sinal de que , os reis invasores logo seriam destruídos. Uma criança frágil é sinal da força do Emanu-El (Is 8,8.10) no meio do povo.
4) Is 9,1-6: Conselheiro maravilhoso (Justiça), Deus forte (e não o exército), Pai eterno (gera vida e acolhe), Príncipe da paz (Shalom). " O povo que anda nas trevas viu uma grande luz, porque um filho nos foi dado e seu reino será de paz e de justiça " (cf. Is 9,1.5-6).
Será fonte de alegria para o povo (Is 9,1-2)
5) Is 1 I, I -9: Rebento/ramo/broto/menino: nascerá das raízes de Jessé, o pai de
David, isto é, sua origem é o sistema tribal (v. I). Será conduzido pelo Espírito
de Javé (vv. 2-3) c seu reino será de justiça (v. 4). (Também Jl 3,1 afirma serem
as crianças portadoras do espírito profético - At 2,17-21).
Jeremiasainda é menino quando começa sua missão profética (Jr 1,6)
Rute, Judite, Ester, Sulamita (Ct) e Susana (Dn 13):a luta e a resistência da mulher marginalizada na defesa do povo e das crianças
- A marginalização da mulher era e continua sendo uma das causas principais da marginalização das crianças. Era considerada impura por ser:
- mãe: fluxo sangüíneo no parto (Lv 12,1-5)
- filha: o dobro de dias impura que o menino (Lv 12,2-5)
- esposa: fluxo seminal numa relação sexual (Lv 15,18)
- mulher: (luxo sangüíneo na menstruação (Lv 15,19-24) e hemorragias/climatério (Lv 15,25-30; Mc 5,25-34).
- Resistência de mulheres: Agar, Sefra, Lua, Miriam, Jacobed...
- Nos relatos da criação: total reciprocidade, companheirismo: Gn 1,27; 2,23
- No pós-exílio, quando se acentua a marginalização, reafirma-se a dignidade da mulher:
- Sulamita (Ct): mulher independente, livre, companheira...
- Judite(Jt): mulher que contesta a decisão tomada por anciãos esacerdotes, enfrenta o exército inimigo, vencendo-o...
- Ester (Est): luta pela sobrevivência do povo
- Susana (Dn 13): desmascara homens que pretendiam violentá-la e os juízes que queriam condená-la.
-Rute e Noemi (Rt): mulheres pobres, viúvas, sem filhos, sem terra, uma
delas estrangeira, tomam iniciativas para alcançar os direitos dos pobres (pão,
terra, futuro/filho)
* Obed (servo): a criança não c problema, ela éa solução. Quem vem libertar o povo e dar-lhe esperança é a criança, acolhida pela comunidade em clima de festa (RI 4,13-17).
NT
Crianças no NT (textos cm que aparecem crianças)
Valmor da Silva (in Estudos Bíblicos n. 54, pp. 58-70, Petrópolis: Vozes, 1997)
Evangelhos da Infância (Mt 1-2 e Lc 1-2)
• Anúncio do nascimento de João Batista: Lc 1,5-25 (Vai nascer um menino profeta)
• Seu nascimento traz alegria: Lc 1,57-58
• O menino/criança/nenê é circuncidado (paidion - menos de 7 anos): Lc 1,59-66
• O garoto (pàidiòn) vai para o deserto: Lc 1,80
• Anúncio do nascimento de Jesus: Lc 1,26-38 (Vem o messias criança, a quem Maria dará o nome Jesus)
• José vai ser o Pai do menino: Mt 1, 18-25 (Em Mt, José dará o nome)
• O priminho se mexeu na barriga da mãe: Lc 1,39-45
• Jesus nasceu migrante, desprotegido, vítima da dominação: Lc 2,1 -7
• Muita alegria, festa e cantos para o menino:
- Isabel: bendita entre as mulheres: Lc 1,42
- Maria louva a Deus: Lc 1,54
- Zacarias bendiz a Deus: Lc 1,68
- Pastores pobres glorificam e louvam a Deus: Lc 2,20
- Simeão reconhece no menino a salvação como sinal de contradição: Lc 2,29.34
- Ana, agradecida, divulga a surpresa: Lc 2,38
• Visita de magos de terras distantes: Ml 2,1-12
• Mas há um rei que estraga a festa: Ml 2,1 -23
• DoEgito chamei o meu filho: Mt 2,13-15
• Raquel chora seus filhos: Ml 2,18
• O menino dá lição nos doutores: Lc 2,41-50
Jesus e as crianças
• Feliz a maternidade do menino: Lc 11,27
• Jesus curava meninos (paídíon):
- surdo-mudo epiléptico: Mc 9,14-29; Lc 9,37-42: Mt 17,14-20
- filho-criança (yios-paidion) de um funcionário real: Jo 4,46-54
- escravo-servo/menino/jovem (doulos-pais) de um centurião: Lc 7,1-10; Mt 8,5-13
• Jesus curava meninas (paidíon):
- menina de Jairo, o chefe da sinagoga: Mc 5,21-24.35-43; Lc 8,40-56; Mt 9,18-26
- filha da mulher siro-fenícia: Mc 7,24-30; Mt 15,21-28
• Jesus curava adolescentes/jovens (neanískos): Lc 7,11-17
• Partilha os pães de uma criança/menino/jovem (paidárion): Jo 6,1-15; cf. v. 9
• Crianças como exemplo de vida:
- dar coisas boas aos filhos, quanto mais o Pai...: Lc 11,9-13; Mt 7,7-11
- são como crianças sentadas nas praças: Lc 7,31-35; Mt 11,16-19
- um copo de água a um desses pequeninos (mikron), os discípulos: Mt 10.42; Mc 9.41
• O Reino de Deus revelado aos pequeninos/infante/menor/simples/indefeso (népios): Lc 10,21-22; Mt 11.25-27
• Se vocês não se tornarem como crianças (paidíon):
- condição para participar do Reino (criança/pequeno como símbolo máximo do Reino de Deus): Mc 9,33-36: Lc 9,46-47; Mt 18,1-4
- receber uma criança é o mesmo que receber Jesus: Mc 9,37; Lc 9,48; Mt 18,5
• Ai de quem escandalizar um desses pequeninos (mikron): Mc 9.42; Lc 17.1-2; Mt 18.6-7
• Deixem as crianças vir a mim: Mc 10,13-16 e Mt 19,13-15 (paidíon);Lc 18,15-17 (brephos - bebês)
• Da boca dos pequeninos/infante/menor (nepíon) c das "crianças de peito" (teladzónton)
- Sl 8,3 (Setenta): Mt 21,12-17
• Nicodenios tem que nascer de novo (transformação radical de todo ser imagem do nascimento): Jo 3,3-8
• O princípio das dores (transformação radical - imagem do parto): Mc 13,5-13; Lc 21,8-23; Mt 24,4-14; Jo 16,21
• O que fizestes a um desses meus irmãos "mais pequeninos/de menos importância" (elakiston), a mim o fizestes: Mt 25,40
• Um jovem/adolescente (neanískos) foge nu e aponta para a ressurreição (Mc 14,51 -52), uma vez que é um jovem que anuncia a ressurreição às mulheres (Mc 16,5)
Crianças em Atos dos Apóstolos
• Filhos,filhas e jovens profetizarão: Al 2,14-36; .11 3,1 -5
• Eutico, o jovem felizardo (adolescente-neanías/v.9 ou criança/rapaz-paida/v. 12): At 20,7-12
Crianças nas Cartas eApocalipse
• Filhos (yioi) adotivos e herdeiros de Deus: Rm 8,14-17 (Cl 4,6; Me 14,36); Rm 9,1-13;
Ef 1,5
• Quando eu era criança, falava como criança (népios): 1Cor 13,11; Hb 5,13
• Paulo como pai (pater) e mãe-babá (meter-trphos): I Cor 3,1 -4; 4,14-17; 14,20; 2Cor 6,11-13; lis 2,7.1 I; (il 4,19 (Timóteo como filho (teknon):1Cor 4,17; Fl 2,22; 1Tm 1,2.18; 2Tm 1,2; 2,1; Tito como filho: Tt 1,4; Onésimo: Fm 10)
• filhos (tekna), obedecei aos pais (goneysin* pai e mãe) e, pais (pateres), não irriteis vossos filhos: Ef 6,1-4; Cl 3,20-21
• Desejem, como bebes (brephe) recém nascidos, o leite puro da Palavra: 1Pd 2,1-2; 1Cor 3,2
• Filhinhos (teknia - fig.), vocês são de Deus: 1Jo 2,1.12.14.18.28; 3,7.18; 4,4; 5,21; 2Jo l; 3Jo 4.
• Nasceu o filho da mulher (gyne): Ap 12,1-6; Gl 4,4.
Ildo Bohn Gass
Secretaria do Programa de Formação
CEBI
http://www.cebi.org.br/
CRIANÇAS NA BÍBLIA
ESTUDOS BÍBLICOS
DOBBERAHN, Friedrich E. & MARSCHNER, Walter. "Sou cidadão de que país? Sou herói de qual história?" - Os "meninos e meninas de rua" - hoje e no Antigo Testamento. Estudos Bíblicos, 27, Petrópolis: Vozes, p.9-19, 1990. [Jó 24,2-17]
MESTERS, Carlos. Reconstruir a casa. Jesus defende a vida das crianças, dos pequenos. Estudos Bíblicos, 50, Petrópolis: Vozes, p.75-84, 1996.
MESTERS, Carlos. Criança não é problema! É solução! Estudos Bíblicos, 54, Petrópolis: Vozes, p.9-20, 1997.
CLASSNER, Jean-Jacques. Um nascimento real no Oriente Antigo - Sargão de Acad. Estudos Bíblicos, 54, Petrópolis: Vozes, p.21-23, 1997.
PELLETIER, Anne-Marie. Mães e filhos no Antigo Testamento. Estudos Bíblicos, 54, Petrópolis: Vozes, p.24-28, 1997.
SILVA, Eliana da. Nasceu uma criança! Estudos Bíblicos, 54, Petrópolis: Vozes, p.29-33, 1997. [Ex 1,15-22]
NAKASONE, Shigeyuki. Javé fechou o útero - Uma leitura de 1Sm 1,1-28. Estudos Bíblicos, 54, Petrópolis: Vozes, p.34-43,1997.
SIQUEIRA, Tércio Machado. O rei menino. Estudos Bíblicos, 54, Petrópolis: Vozes, p.44-51, 1997.
GRENZER, Matthias. Crianças roubadas e penhoradas? Estudos Bíblicos, 54, Petrópolis: Vozes, p.52-57, 1997.
SILVA, Valmor da. Crianças no Novo Testamento. Estudos Bíblicos, 54, Petrópolis: Vozes, p.58-70, 1997.
PAMAGO FIDELES, Andréa. A riqueza da personagem criança. O universo infantil
nas parábolas. Estudos Bíblicos, 92, Petrópolis: Vozes, p.51-54, 2006 |Lc 7,31-35].
R1BLA
CARDOSO PEREIRA, Nancy & TORRES, Luís. Dívida externa e criança: Nossos filhos e filhas são tão bons como os deles - uma experiência. Ribla, 5-6, Petrópolis: Vozes, p.93-103, 1990.
SCHWANTES, Milton. "Não estendas tua mão contra o menino" (Observações sobre Gênesis 21 e 22). Ribla, 10, 2.ed, Petrópolis: Vozes, p.24-39, 1993.
CARDOSO PEREIRA, Nancy. Profecia e cotidiano - Mulher e criança no ciclo do profeta Eliseu. Ribla, 14, Petrópolis: Vozes, p.7-18, 1993.
SCHWANTES, Milton. "Era um menino" - Anotações sobre Oséias 11. Ribla, 14, Petrópolis: Vozes, p.33-43, 1993.
CARDOSO PEREIRA, Nancy. O messias precisa sempre ser criança. Ribla, 24, Petrópolis: Vozes, p. 18-26, 1996.
REYES ARCHILA, Francisco. Voltar a ser crianças, uma bela utopia. Ribla, 24, Petrópolis: Vozes, p.53-70, 1996.
REYES ARCHILA, Francisco. "E ao entrar na casa viram o menino..." - Uma
abordagem do evangelho de Mateus a partir das crianças. Ribla, 27, Petrópolis: Vozes, p. 134-148, 1997.
CARDOSO PEREIRA, Nancy. Brincando de cidadania. Crianças, tomates e panelas na Bíblia e em Promissão. Ribla, 32, Petrópolis: Vozes, p.49-57, 1999.
SINODAL
WEBER, Hans-Rueder. Jesus e as crianças. São Leopoldo: Sinodal, 1986, 96 p.
PONICK, Edson. Crianças na Bíblia. São Leopoldo: Sinodal, 1993.
CEBI
MESTERS, Carlos. Meninos c Meninas - Sobre a mística que anima a defesa da vida da criança na História do Povo de Deus. A Palavra na Vida, 162, São Leopoldo: CEBI, 41 p, 2006.
GIUSTINA, Joacir Delia. Menor, o desafio maior. A Palavra na Vida, 251, São Leopoldo: CEBI, p.7-9, 2008.
SCHWANTES, Milton. O messias criança. A Palavra na Vida, 251, São Leopoldo: CEBI, p. 10-23, 2008.
BIEHL, João Guilherme. Os meninos na praça e o povo no poder. A Palavra na Vida, 251, São Leopoldo: CEBI, p.24-28, 2008.
DREHER, Carlos Arthur. O órfão no Antigo Testamento. A Palavra na Vida, 251, São Leopoldo: CEBI, p.29-40, 2008.
VIEIRA, Benedita S. Crianças ameaçam reis. A Palavra na Vida, 251, São Leopoldo: CEBI, p.41-45, 2008.
VERGARA, Elias Mayer. É de pequeno que se torce o pepino. A Palavra na Vida, 251, São Leopoldo: CEBI, p.46-47, 2008.