Presentazione

 
 

APRESENTAÇÃO

 

Durante o nosso caminho pastoral desse sexênio, designado pelos capítulos gerais das irmãs murialdinas e dos josefinos, a nossa FdM projetou um itinerário de reflexão e de formação incluindo algumas ações em comum que pudessem nos ajudar a crescer no nosso serviço educativo – pastoral com os jovens mais pobres e mais necessitados. Foi assim, que em 2007 tivemos um encontro na Ordunha, Espanha, onde participaram representantes de varias nações, a fim de pensar nas novas propostas, critérios e linhas de ações que pudessem orientar a pastoral juvenil da FdM no mundo. Em 2008, tivemos um segundo Seminário Pedagógico Internacional da FdM em Buenos Aires, para aprofundar o nosso estilo educativo, o qual chamamos “Pedagogia de Amor”. Hoje, nos encontramos aqui, em Londrina – Brasil, para iniciar esta segunda etapa de Fórum Pastoral... Um novo dom maravilhoso da infinita ternura de Deus para conosco. Um dom que, como qualquer outro dom de Deus, se transforma num empenho e também numa tarefa... Deus nos doou a terra, a água, o ar, o sol, e a semente... Agora é a nossa vez de trabalhar: sermos bons agricultores para que possamos dar frutos na abundancia...

 

Mas... um Forum Pastoral...

 

O que é? Que significado tem para nós...?

É um tempo de dialogo, de reflexão e de partilha. É a possibilidade máxima? que temos para encontrar como os nossos irmãos e irmãs que têm os mesmos questionamentos e expectativas, e que não se fecham em si mesmas, mas que sabem caminhar e crescer com os outros, com a certeza de que só com trabalho de equipe e em rede podemos responder plenamente os novos desafios mundiais. É a generosidade em partilhar tudo aquilo que Deus nos ajudou a descobrir, pensar e fazer, e a humildade de saber que, não temos todas as respostas, e que precisamos saber que temos sempre algo a aprender com a riqueza que os outros nos podem trazer. É, justamente, renovar aquele estilo ou modo de ser, fazer e trabalhar que nos transmitiu São Leonardo Murialdo.

 

Porquê...?

 

Por que, tendo descoberto o amor de Deus, que ele infundiu nos nossos corações e acreditando nesse amor, sentimos o mesmo, como foi assim com Leonardo Murialdo, que aquele fogo da caridade continue a dar força a cada um de nós a se colocar ao serviço de Jesus em cada criança e jovem pobre e necessitado que a gente atenda. Que as palavras de Jesus: “...cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes” (Mt 25,40), sejam sempre direcionados a cada um de nós... Que a frase de Murialdo, “Pobres e abandonados: eis os dois requisitos que fazem um jovem ser dos nossos; e quanto mais pobre e abandonado, tanto mais é dos nossos” (Mss. III,397/7) não seja mais uma exortação, mas sim, uma indicação do que deveria ser o centro do nosso carisma apostólico... Aquilo que, de jeito nenhum, nos deve faltar para sermos fieis a nossa identidade... Aquilo para o que devemos caminhar incessantemente, conscientes de que a inércia cotidiana nos leva a ficar longe dos mais pobres e mais necessitados e a dedicar-se a aqueles que nos dão mais alegrias social, afetivas, trabalhadoras e econômicas...

 

Porque motivo...?

O objetivo fundamental do Fórum Pastoral: “A Família de Murialdo a serviço dos últimos” é dar um forte impulso pastoral a toda a nossa FdM, dar ainda mais, orientações à toda a nossa ação pastoral, para cada uma das nossas obras e que se convergem para o único núcleo central do carisma apostólico: educação cristã dos jovens mais pobres. É uma tentativa de incluir todas as pessoas das pastorais das nossas comunidades nessa opção prioritária. Sem excluir ninguém, mas convidando a todos para optar realmente por aqueles que estão ao centro do nosso carisma: os jovens pobres e abandonados. Vencendo a tentação de que “todos são pobres” e com isso ficar de braços cruzados, tranqüilamente sistematizados nas nossas estruturas pastorais tradicionais, através da motivação e o envolvimento de todos no serviço sócio-educativo, solidário e missionário para com os “nossos”.

 

Como...?

Já há muito tempo, estivemos apresentado, cada semana, algumas obras significativas de cada nação, o quanto eles estão se prestando ao serviço aos jovens mais pobres nestes lugares: “Fórum Pastoral” do portal “murialdo.org” da FdM, creio que, todos vocês já visitaram, e também muitos já deram contribuição através da pagina de fórum de discussão. A inestimável riqueza desta etapa, será apresentada a seguir por Pe. Marcos.

Estamos para iniciar com grande alegria a segunda etapa: o encontro das representações das diferentes nações e províncias aqui em Londrina. Queremos refletir sobre a nossa praxe, partilhar as experiências e iluminar-lhes com a Palavra, com o olhar da Igreja sobre a realidade social atual e com o carisma de Murialdo, a fim de encontrar critérios e linhas comuns que possam orientar o nosso caminhar como FdM no mundo.

Muitos de nós que, aqui estamos, temos o privilégio de viver diretamente, aqui nesta casa de retiros, outros poderão seguir e enfim, participar enviando opinião e sugestões, através da internet. No portal já citado, poderão encontrar a cada dia o ressumo dos acontecimentos e os documentos aqui usados.

A terceira etapa, sem duvidas, a etapa mais difícil e a mais importante, será aquela de encontrar as estradas concretas, a fim de que, o decidido no fórum, possa chegar a “realidade” cotidiana das nossas comunidades e renovem as suas vidas.

 

Quem...?

O Fórum virtual foi uma proposta aberta a todos aqueles que queiram comunicar. Nesta segunda etapa do fórum, foi dada a prioridade a todos aqueles que estão na frente ou trabalham diretamente nas atividades de caráter sociais com as crianças e jovens mais abandonados. Vocês aqui presentes são, juntamente com todas as equipes que compõe o vosso trabalho, pessoas que enfrentam diariamente os desafios da educação cristã destes jovens que, como dizia Murialdo as “vezes” são mais difíceis e agressivos, negando as propostas... mas que, também quando abrem o coração, nos permite de conhecer os tesouros de uma riqueza escondida e ferida, mas imensamente maiores do que podíamos sonhar.

O grande desafio será aquele de encontrar os modos para que a terceira etapa do fórum não só perdure no tempo e nos mantenha conectados e crescendo se juntos, o que poderia já ser um grande resultado, mas que, como uma pedra que cai nas águas tranqüilas de um lago que as suas ondas se difundam e abracem ainda aqueles que ainda hoje, parecem estar longe dessa escolha. Conseguir este objetivo será o resultado de um trabalho que aqui desenvolveremos, do empenho pessoal que contagia esta opção de vida, das estruturas organizativas que podemos construir e, sobretudo, da mão providencial de Deus Pai que guia inevitavelmente a historia rumo à ressurreição final que ele não quer fazer sem a nossa generosa colaboração.

 

Com São Leonardo Murialdo e São José, colocamos confiante esse encontro nas mãos de Deus.
 
 

PRESENTACIÓN

 

En el camino pastoral de este sexenio, marcado por las capítulos generales de murialdinas y josefinos, nuestra FdM proyectó un itinerario de reflexión y formación incluyendo algunas acciones comunes que nos ayudaran a crecer en nuestro servicio educativo - pastoral con los jóvenes más pobres y necesitados. Así fue como en el 2007 nos encontramos en Orduña, España, representantes de las diversas naciones para pensar propuestas, criterios y líneas de acción que orientasen la pastoral juvenil de la FdM en el mundo. En el 2008 vivimos el segundo Seminario Pedagógico Internacional de la FdM en Buenos Aires para profundizar nuestro estilo educativo, al que llamamos “Pedagogía del Amor”. Hoy nos encontramos aquí, en Londrina – Brasil, para iniciar esta segunda etapa del Forum Pastoral… Un nuevo don maravilloso de la infinita ternura de Dios con nosotros. Un don que, como todo don de Dios, se transforma en un compromiso y una tarea… Dios nos da la tierra, el agua, el aire, el sol y la semilla… ahora viene nuestra labor: ser buenos agricultores para que de fruto en abundancia…

 

Pero… un Foro Pastoral… 

 

¿Qué es…?

 

Es un lugar y un tiempo de diálogo y reflexión compartido. Es la posibilidad de encontrar a otros que tienen las mismas búsquedas y expectativas y que no se cierran en sí mismos, sino que saben caminar y crecer junto a otros con la certeza que sólo en un trabajo de equipos y en red podremos responder adecuadamente a los nuevos desafíos mundiales. Es la generosidad de compartir lo que Dios nos ha ayudado a descubrir, pensar y hacer y la humildad de saber que no poseemos todas las respuestas y que tenemos mucho para aprender de la riqueza que otros pueden aportarnos. Es, justamente, actualizar aquel estilo de ser y de trabajar que nos legó San Leonardo Murialdo.

 

¿Por qué…?

 

Porque habiendo descubierto el amor que Dios  ha derramado en nuestros corazones y creído en El, sentimos, al igual que un día lo experimentó Leonardo Murialdo, que ese fuego de caridad nos impulsa a ponernos al servicio de Jesús en cada niño y joven pobre y necesitado. Que las palabras de Jesús: “…todo cuanto hicieron a uno de estos hermanos míos más pequeños, a mí me lo hicieron” (Mt 25,40), están dirigidas propiamente a nosotros… Que la frase de Murialdo: "Pobres y abandonados: he aquí los dos requisitos que constituyen a un joven como uno de los nuestros, y cuanto más pobre y abandonado es, tanto más es uno de los nuestros” no es un exhortación más, sino la indicación de cuál es el centro de nuestro carisma apostólico… aquello que por ningún motivo debe faltar para ser fieles a nuestra identidad… aquello hacia lo cual debemos caminar incesantemente, concientes que la inercia cotidiana tiende, sin que nos demos cuenta siquiera, a alejarnos de los más pobres y necesitados y a dedicarnos a aquellos que nos dan más satisfacciones sociales, afectivas, laborales, económicas…

 

¿Para qué…?

 

El objetivo fundamental del Foro Pastoral: “La Familia de Murialdo al servicio de los últimos” es dar un fuerte impulso a toda nuestra FdM para orientar aún más toda nuestra acción y cada una de nuestras obras hacia el núcleo central del carisma apostólico: la educación cristiana de los jóvenes más pobres. Es tratar de involucrar a toda la gente de nuestras comunidades en esta opción prioritaria. Sin excluir a nadie, pero invitando fuertemente a todos a optar realmente por aquellos que son el centro de nuestro carisma: los jóvenes más pobres y más abandonados. Venciendo la tentación de decir que “todos son pobres”, y con ello quedarnos tranquilamente acomodados en nuestras estructuras pastorales tradicionales, a través de la motivación y el involucramiento de todos en el servicio socio-educativo, solidario y misionero hacia “los más nuestros”.

 

¿Cómo…?

 

Desde hace ya varios meses se están presentando, semana tras semana, algunas de las obras más significativas de cada nación en cuanto al servicio a los jóvenes más pobres en el sitio: “Foro Pastoral” del portal “murialdo.org” de la FdM, al que todos ustedes ya visitaron y en el que muchos también participaron a través de los forum de discusión. La invalorable riqueza de esta etapa será presentada a continuación por P. Marcos.

Estamos empezando con inmenso gozo la segunda etapa: el encuentro de representantes de las diversas naciones y provincias aquí en Londrina, Brasil. Queremos reflexionar sobre nuestra praxis. Compartir experiencias e iluminarlas con la Palabra, con la mirada de la Iglesia acerca de la realidad social actual y con el carisma de Murialdo, para encontrar criterios y líneas comunes que orienten nuestro caminar como FdM en el mundo.

Algunos tenemos el privilegio de vivirlo directamente en esta casa de retiros, otros lo podrán seguir, e incluso participar enviando opiniones y sugerencias, a través de internet. En dicho sitio irán encontrando cada día el resumen de lo actuado y los documentos trabajados.

La tercera etapa, sin duda la más difícil e importante, será la de encontrar los caminos concretos para que lo acordado en el foro llegue a la realidad cotidiana de nuestras comunidades y renueve su vida.

 

¿Quiénes…?

 

El Forum virtual fue una propuesta abierta a todos los que quisieran participar. En esta segunda etapa del forum, se ha buscado priorizar la presencia de aquellos que están trabajando cotidianamente en primera línea con los niños y jóvenes más abandonados. Son ustedes, los aquí presentes, aquellos que juntos a sus equipos y comunidades enfrentan cada día el desafío de educar cristianamente a estos jóvenes que, como decía Murialdo, a veces son muy difíciles, agresivos y refractarios a toda propuesta… pero que, también, cuando abren el corazón, nos permiten conocer los tesoros de una riqueza escondida y herida pero inmensamente más grande de lo que podíamos siquiera soñar.

El gran desafío será encontrar los modos para que la tercera etapa del forum no sólo perdure en el tiempo y nos mantenga conectados y creciendo juntos, lo que ya sería un logro grandísimo, sino que también, como una piedra caída en las tranquilas aguas de un lago, sus ondas se difundan y abarquen aún aquellos que hoy parecen estar muy lejos de esta opción. Lograrlo será el resultado de lo trabajado aquí, del compromiso personal de cada uno de nosotros por contagiar esta opción de vida, de las estructuras organizativas que podamos construir y, sobre todo, de la mano providente de Dios nuestro Padre, que guía la historia indefectiblemente hacia la resurrección final pero que no quiere hacerlo sin nuestra colaboración generosa.

 

Con San Leonardo Murialdo y San José, ponemos confiados este encuentro en las manos de Dios.
 
 

PRESENTAZIONE

 

 

Durante il cammino pastorale di questo sessennio, segnato per i capitoli generali delle murialdine e dei giuseppini, la nostra FdM progettò un itinerario di riflessione e formazione includendo alcune azioni comuni che ci aiutassero a crescere nel nostro servizio educativo - pastorale con i giovani più poveri e bisognosi. Così fu come nel 2007 ci trovammo in Orduña, Spagna, rappresentanti delle diverse nazioni per pensare proposte, criteri e linee di azione che orientasse la pastorale giovanile della FdM nel mondo. Nel 2008 abbiamo vissuto il secondo Seminario Pedagogico Internazionale della FdM a Buenos Aires per approfondire il nostro stile educativo, il quale chiamiamo "Pedagogia dell'Amore". Oggi ci troviamo qui, in Londrina - Brasile, per iniziare questa seconda tappa del Forum Pastorale… Un nuovo dono meraviglioso dell'infinita tenerezza di Dio con noi. Un dono che, come ogni dono di Dio, si trasforma in un impegno ed un compito… Dio ci dà la terra, l'acqua, l'aria, il sole ed il seme… ora viene il nostro lavoro: essere buoni agricoltori affinché renda frutto in abbondanza…

 

Ma… un Foro Pastorale… 

 

Che cosa è…?

 

È un luogo ed un tempo di dialogo e riflessione condiviso. È la possibilità di trovare ad altri che hanno le stesse ricerche ed aspettative e che non si chiudono in se stessi, ma sanno camminare e crescere vicino ad altri con la certezza che solo in un lavoro di équipe ed in rete potremo rispondere adeguatamente alle nuove sfide mondiali. È la generosità di condividere quello che Dio ci ha aiutati a scoprire, pensare e fare e l'umiltà di sapere che non possediamo tutte le risposte e che abbiamo molto da imparare della ricchezza che altri possono apportarci. È, giustamente, aggiornare quello stile di essere e di lavorare che ci trasmise San Leonardo Murialdo.

 

Perché…?

 

Perché avendo scoperto l'amore che Dio ha rovesciato nei nostri cuori e creduto in esso, sentiamo, così come un giorno lo sperimentò Leonardo Murialdo, che quel fuoco di carità ci spinge a metterci al servizio di Gesù in ogni bambino e giovane povero e bisognoso. Che le parole di Gesù: "… tutto quanto fate ad uno di questi miei fratelli più piccoli, lo fate a me" (Mt 25,40), sono dirette propriamente a noi… Che la frase di Murialdo: "Poveri ed abbandonati: ci sono qui i due requisiti che costituiscono un giovane come uno dei nostri, e quanto più povero ed abbandonato è, tanto più è uno dei nostri" non è più un'esortazione, bensì l'indicazione di quello che è il centro del nostro carisma apostolico… quello che per nessun motivo deve mancare per essere fedeli alla nostra identità … quello verso il quale dobbiamo camminare incessantemente, consapevoli che l'inerzia quotidiana tende, senza che ci rendiamo conto, ad allontanarci dai più poveri e bisognosi ed a dedicarci a quelli che ci danno più soddisfazioni sociali, affettive, lavorative, economiche…

 

Per quale motivo…?

 

L'obiettivo fondamentale del Foro Pastorale: "La Famiglia di Murialdo al servizio degli ultimi" è dare un forte impulso a tutta la nostra FdM per orientare ancor di più tutta la nostra azione ed ognuna delle nostre opere verso il nucleo centrale del carisma apostolico: l’educazione cristiana dei giovani più poveri. È tentare di includere tutta la gente delle nostre comunità in questa opzione prioritaria. Senza escludere nessuno, ma invitando fortemente tutti ad optare realmente per quelli che sono il centro del nostro carisma: i giovani più poveri e più abbandonati. Vincendo la tentazione di dire che "tutti sono poveri", e con ciò rimanerci tranquillamente sistemati nelle nostre strutture pastorali tradizionali, attraverso la motivazione e il coinvolgimento di tutti nel servizio socio-educativo, solidale e missionario verso "i più nostri."

 

Come…?

 

Da vari mesi già si stanno presentando, settimana dopo settimana, alcune delle opere più significative di ogni nazione in quanto al servizio ai giovani più poveri nel sito: "Forum Pastorale" del portale "murialdo.org" della FdM, al che tutti voi già avete visitato e nel quale anche molti parteciparono attraverso i forum di discussione. L'inestimabile ricchezza di questa tappa sarà presentata di seguito per P. Marcos.

Stiamo incominciando con immensa gioia la seconda tappa: l'incontro di rappresentanti delle diverse nazioni e province qui in Londrina, Brasile. Vogliamo riflettere sulla nostra prassi. Condividere esperienze ed illuminarli con la Parola, con lo sguardo della Chiesa circa la realtà sociale attuale e col carisma di Murialdo, per trovare criteri e linee comuni che orientino nostro camminare come FdM nel mondo.

Alcuni hanno il privilegio di viverlo direttamente in questa casa di ritiri, altri lo potranno seguire, e perfino partecipare inviando opinioni e suggerimenti, attraverso internet. In questo sito continueranno a trovare ogni giorno il riassunto dell’operato ed i documenti usati.

La terza tappa, senza dubbio la più difficile ed importante, sarà quella di trovare le strade concrete affinché lo accordato nel foro arrivi alla realtà quotidiana delle nostre comunità e rinnovi la sua vita.

 

Chi…?

 

Il Forum virtuale fu una proposta aperta a tutti quelli che volessero comunicare. In questa seconda tappa del forum, si è cercato dare priorità alla presenza di quelli che stanno lavorando quotidianamente in prima linea con i bambini e giovani più abbandonati. Siate voi, qui presenti, quelli che insieme ai vostri équipe e comunità affrontano ogni giorno la sfida di educare cristianamente questi giovani che, come diceva Murialdo, a volte sono molto difficili, aggressivi e refrattari ad ogni proposta… ma che, anche, quando aprono il cuore, ci permettono di conoscere i tesori di una ricchezza nascosta e ferita ma immensamente più grande di quello che potevamo sognare.

La gran sfida sarà trovare i modi affinché la terza tappa del forum non perduri solo nel tempo e ci mantenga connessi e crescendo insieme, quello che sarebbe già un grande risultato, ma anche, come una pietra caduta nelle tranquille acque di un lago, che le sue onde si diffondano ed abbracciano ancora  quelli che oggi sembrano stare molto lontano da questa scelta. Riuscire sarà il risultato di quello lavorato qui, dell’impegno personale di ognuno di noi per contagiare questa opzione di vita, delle strutture organizzative che possiamo costruire e, soprattutto, della mano previdente di nostro Dio Padre che guida inevitabilmente la storia verso la resurrezione finale ma che non vuole farlo senza la nostra collaborazione generosa.

 

Con San Leonardo Murialdo e San José, mettiamo fiduciosi questo incontro nelle mani di Dio.

Alejandro Bazán

Versione per stampa
 
2007 © Congregazione di S. Giuseppe - Giuseppini del Murialdo - Tutti i diritti riservati • Informativa sulla Privacy
Design & CMS: Time&Mind