Seguindo-se os indicativos do Fórum Social da Família de Murialdo, acontecido em maio de 2009 na cidade de Londrina-PR, no Brasil, coube aos brasileiros apresentar a realidade dos adolescentes em conflito com a lei, neste sentido “réus”, bem como a situação de crianças e adolescentes vítimas da violência, da exploração da mão de obra infantil, do abuso e exploração sexual, aqui referidos como “vítimas”.
É exatamente à esta tarefa que vamos nos dedicar. Buscaremos fazer referência também à atuação dos religiosos josefinos neste campo de pastoral social.
Dividiremos a análise em três enfoques principais: o primeiro voltado ao avanço da legislação brasileira que se destina aos cuidados com sua infância e adolescência, o segundo se voltará ao tratamento destinado aos que se encontram em conflito com a lei, os autores de atos infracionais, e o terceiro olhar direcionado às vítimas da violência.
O objetivo último auxiliar o leitor a compreender alguns detalhamentos das conquistas na política brasileira voltada para a infância, especialmente nessa relação com a violência distinguindo-se os tratamentos entre aqueles que são “réus” e os que são “vítimas”. Sem pretensão de esgotar o tema, queremos contribui para abrir caminhos de aprofundamento reflexivo e atitudinal.
Pe. Joacir Della Giustina
Josefino de Murialdo - Brasil