Inserisci username e password nei campi sottostanti.
Username:
Password:

Quinta linha de ação

 

“Continuar garantindo à FdM  espaços de formação e de participação conjunta em nível local, provincial e internacional, utilizando também as novas tecnologias da informação e da comunicação”

Como em todas as famílias, a nossa família de Murialdo também está dando passos. Pouco a pouco, vai crescendo, amadurecendo, aspirando a novas metas e projetos, sempre guiada por um carisma comum: o serviço aos mais pobres.

 

Porém para crescer, não podemos ser entes individuais, isolados, fechados em nós mesmos, mas temos que partilhar as experiências e momentos de formação que nos permitam trilhar um mesmo rumo em nosso crescimento.

 

Esta quinta linha de ação que nos propõe o Fórum Pastoral da Família de Murialdo, realizado em Londrina (Brasil) de 24 de abril a 3 de maio de 2009, também é coerente com o que diz no nº 4 o XXI Capítulo Geral dos Josefinos, falando da Formação Contínua: "aprofundemos um conhecimento mais articulado do nosso carisma, disponíveis ao encontro com as demais realidades da Família de Murialdo, partilhando a oração, o apostolado, os momentos de formação e o quotidiano. Valorizemos, na formação, as equipes compostas por religiosos e leigos”.

 

Entre os vários meios à nossa disposição para continuar construindo a  Família de Murialdo, juntamente com a oração e o apostolado, também é importante a formação. Uma formação que, como nos sugere o Capítulo, deve ser feita em conjunto entre religiosos e leigos, já que todos partilhamos uma mesma espiritualidade e uma mesma missão apostólica. Uma formação em que os diferentes carismas vão se enriquecendo reciprocamente, e ao mesmo tempo vai-se alimentando o espírito de família e vai crescendo e amadurecendo a própria identidade coletiva e o sentido de pertença.

 

Aprofundar em conjunto os elementos do nosso carisma espiritual e apostólico e participar de equipes de reflexão e de trabalho, partilhando  experiências, reflexões, conhecimentos, projetos e preocupações, dificuldades, etc. ajuda a crescer na comunhão e a construir família.

 

Para isto é necessário que cada um valorize a formação e lhe dedique tempo. A necessidade de uma formação contínua é própria de toda pessoa que queira continuar crescendo em sua vida pessoal, comunitária e profissional.

 

Se os religiosos têm estabelecido por suas próprias constituições a formação permanente ou contínua, os leigos da Família de Murialdo manifestaram também, em diversos encontros,  a necessidade de formarem-se e solicitam uma formação que lhes permitam enriquecer-se pessoalmente e melhor realizar o seu trabalho apostólico.

 

Para realizar um caminho de formação é necessário programar, entre todos, encontros específicos, e com uma certa regularidade e constância.

 

Estes encontros deveriam acontecer desde o âmbito menor, ou seja, os membros da mesma comunidade ou obra, até o mais amplo – os encontros internacionais -, passando, naturalmente, pelos encontros provinciais.

 

Nesta quinta linha de ação, o Fórum da Pastoral da Família de Murialdo nos propõe também o uso de novas tecnologias de informação e de comunicação.

 

As Novas Tecnologias da Informação e  Comunicação.

 

 Quando unimos estas três palavras: Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), nos referimos ao conjunto de avanços tecnológicos que nos proporcionam a informática, as telecomunicações e as tecnologias audiovisuais que compreendem os desenvolvimentos relacionados com os computadores, Internet, a telefonia, os "mass media", as aplicações multimídia e a realidade virtual. Estas tecnologias, basicamente, nos fornecem informação, ferramentas para o processamento e canais de comunicação.

 

As Tecnologias da Informação e da Comunicação são inquestionáveis e estão aí; fazem parte da cultura tecnológica que nos rodeia e com a qual devemos conviver. Ampliam nossas capacidades físicas e mentais, e também as oportunidades de desenvolvimento social.

 

Incluímos no conceito TIC não apenas a informática e suas tecnologias associadas, telemática e multimídia, mas também os meios de comunicação de todo tipo: os meios de comunicação social (mass media)  e os meios de comunicação interpessoal tradicionais com suporte tecnológico como telefone, fax ...

 

As TIC configuram a sociedade da informação. O uso extensivo e cada vez mais integrado das TIC é uma característica e fator de mudanças em nossa sociedade atual.

 

Mudanças, seguindo o ritmo dos contínuos avanços científicos e num contexto de globalização econômica e cultural, contribuem para a rápida aquisição dos conhecimentos e para o surgimento de novos valores, provocando contínuas transformações em nossas estruturas econômicas, sociais e culturais, e afetando quase todos os aspectos de nossa vida: o acesso ao mercado de trabalho, saúde, gestão burocrática, a gestão econômica, o design industrial e artístico, o ócio, a comunicação, a informação, as formas de perceber a realidade e de pensar, a organização das empresas e instituições, seus métodos e atividades, a forma de comunicação interpessoal, a qualidade de vida, a educação ... Seu grande impacto em todas as áreas da nossa vida torna cada vez mais difícil que possamos atuar de forma eficiente sem elas.

 

Suas principais contribuições para as atividades humanas se realizam numa série de funções que facilitam a realização de nossos trabalhos, porque, quaisquer que sejam, sempre requerem alguma informação para realizá-los, um específico processamento de dados e, muitas vezes também a comunicação com outras pessoas; e isto é precisamente o que nos oferecem as TIC.

 

De todos os elementos que integram as TIC, sem dúvidas,  a mais poderosa e revolucionária é a Internet, que nos abre as portas de uma nova era, a Era Internet, em que se situa a atual Sociedade da Informação. E agora as pessoas podem dividir o tempo de suas vidas interagindo em três mundos: o mundo presente, de natureza física, constituída de átomos, regido pelas leis do espaço, em que há distância entre as coisas e pessoas; o mundo intrapessoal da imaginação e o do ciberespaço, de natureza virtual, constituído de bits, sem distâncias. Internet nos proporciona este terceiro mundo em que podemos fazer muitas coisas que fazemos no mundo real, e também nos permite desenvolver novas atividades, muitas delas enriquecedoras para a nossa personalidade e estilo de vida como: contatar com fóruns telemáticos e com as pessoas de todo o mundo, localização imediata de qualquer tipo de informação, o teletrabalho, tele-formação, teleócio, etc.

 

Três são os níveis ou âmbitos de formação que nos são sugeridos nessa linha de ação: local, provincial e internacional.

 

Nível Local

 

O nível local é o primeiro âmbito da formação. É aí que não podem faltar espaços para a reflexão, para a partilha, para a atualização dos conhecimentos e para alimentar com sólidos conteúdos a nossa vocação e a nossa vida.

 

Em cada comunidade religiosa, em cada obra apostólica, em cada núcleo onde a Família de Murialdo está presente, é necessário que todos os membros da família tenham seus encontros de formação com uma certa freqüência. É neste nível local, onde é mais fácil encontrar os espaços e tempos para a formação e para a participação de todos, religiosos e leigos.

 

Em muitas obras existe já um cronograma de encontros de formação, por setores: jovens, professores, voluntários, etc. sobre temas específicos, muitas vezes relacionados com a atividade apostólica específica. Mas também é conveniente que, de vez em quando, se reúnam todos os membros da FdM  de um mesmo lugar para refletir e compartilhar o que temos em comum e que nos une. Pode ser por ocasião de um retiro mensal, de uma celebração especial, e assim por diante.

 

Isto contribuirá significativamente para fortalecer a Família de Murialdo em cada realidade local, promovendo o conhecimento e  a comunhão entre todos e repercutirá em benefício do trabalho apostólico em que todos participam e do qual todos são responsáveis, cada um segundo suas  próprias competências.

 

Aqui também não podemos esquecer o uso das tecnologias que temos à disposição e que contribuem eficazmente para a formação. Desde a utilização de meios audiovisuais, como vídeos e apresentações de slides preparadas com o seu computador, até as comunicações através de e-mails e mensagens SMS em seu telefone celular para convocar e lembrar os encontros.

 

Finalmente, também a página Web local pode incluir um espaço para a formação contínua, onde se coloquem os temas formativos que podem interessar a todos e que cada um pode acessar comodamente desde sua casa.

 

Nível provincial

 

As províncias religiosas das congregações são territórios que geralmente coincidem com um país ou podem incluir mais países próximos. Agrupam, portanto, várias comunidades e obras que por diversas características comuns formam uma unidade de organização e coordenação. Isto tem as suas repercussões também para os diversos núcleos da FdM que existem nesse território e permite organizar espaços de formação e de participação.

 

Em nível provincial, nos países ou regiões onde está presente a Família de Murialdo, já se realizam encontros de formação para os diferentes grupos que compõem a família: Murialdinas, Josefinos, Instituto Secular, Leigos de Murialdo, Mães Apostólicas, ex-alunos, etc.

 

Também estão sendo organizados, em algumas províncias, encontros nacionais  ou provinciais da FdM com o motivo da Festa de Murialdo ou a celebração do dia da FdM. São ocasiões para a formação e para fomentar as relações entre todos os membros da família.

 

Outros meios ou instrumentos para a formação e participação são: as diversas comissões ou equipes provinciais, onde se encontram religiosos e leigos representativos das realidades locais; os fóruns ou congressos sobre temas específicos; dias de formação e espiritualidade abertos a todos; publicações de subsídios para a formação, etc.

 

Em cada província, a equipe de coordenação da Família de Murialdo também tem entre seus objetivos prioritários a promoção de iniciativas de formação e, neste caso, as novas tecnologias serão uma grande ajuda.

 

Nível Internacional

 

No plano internacional, a Família de Murialdo já pôs em marcha, desde setembro de 2009, uma iniciativa baseada nas novas tecnologias de comunicação e informação. São os cursos de Formação à Distância na Pedagogia Murialdina. Estes cursos online utilizam uma plataforma informática com a possibilidade de diferentes recursos: textos online, páginas web, slides, vídeos, arquivos de áudio, e-mail, chat, conferência de áudio ou vídeo, wiki, blogs, etc.

 

Os objetivos desta modalidade de formação são: 1. Oferecer uma proposta de formação integral a partir do estilo educativo murialdino, para o crescimento pessoal e comunitário dos educadores no carisma espiritual-pedagógico. 2. Melhorar a prática cotidiana no atendimento às crianças e jovens, especialmente os mais pobres e necessitados, para orientar as nossas obras a uma maior adesão ao carisma. 3. Reforçar as equipas de leigos e religiosos em sua capacidade de administrar as instituições no horizonte do carisma murialdino.

 

Caracteriza-se por um diálogo permanente entre professores, tutores e alunos, através da utilização de instrumentos informáticos, fundamentalmente o computador e a Internet. Permite uma grande flexibilidade ao aluno para organizar o seu tempo de estudo desde sua própria casa, em qualquer lugar do mundo.

 

A experiência desta primeira etapa de Formação à Distância na Família de Murialdo está sendo muito rica, tanto para os alunos como para os professores. Está favorecendo o conhecimento e a partilha de experiências entre os membros da família de diferentes lugares, países e trabalhos apostólicos dentro do mesmo carisma.

 

Tudo começou com uma boa seleção de cursos interessantes em diferentes idiomas, tais como: O carisma de S. Leonardo Murialdo, Religiosos e leigos: novos caminhos da corresponsabilidade, Os jovens e a proposta cristã, Construindo uma escola em pastoral, Instrumentos de diálogo entre as culturas, para citar alguns. Neste trimestre, a oferta se amplia com novos cursos, e esperamos que continue assim no futuro.

 

No endereço: http://elearning.murialdo.org  pode-se acessar todas as informações sobre estes cursos e também no portal murialdo.org.

 

Outros momentos de formação, a nível internacional, são os seminários pedagógicos, os fóruns internacionais sobre temas específicos e outros tipos de encontros setoriais, como os encontros de pastoral da juventude, e o próximo encontro internacional da Família de Murialdo, em Turim. Esses eventos contribuem significativamente para dar um respiro  internacional à nossa família, favorecem o conhecimento da realidade dos diferentes países, contribuem para restabelecer relações com membros de outros lugares e trazem uma riqueza de reflexões e de propostas para todos.

 

Conclusão

 

Termino esta breve revisão de algumas iniciativas que já estão sendo realizadas para por em ato esta quinta linha de ação do Fórum de Pastoral e que pode servir como sugestões para aqueles lugares onde se pode fazer mais ainda, recordando dois compromissos que nos propõe o documento "Road Map" da Família de Murialdo relacionados com este tema.

 

- Criar cultura sobre a "Família de Murialdo," dom de Deus para todos nós e, em particular, dar a este tema a devida importância em todos os nossos itinerários formativos.

 

- Favorecer a construção, a nível local, de células vivas da "Família de Murialdo" e a nível nacional, de acordo com as características do ambiente, favorecer a criação de organismos de coordenação e representação da Família de Murialdo.

 

Certamente, uma formação em todos os âmbitos que fomente uma cultura sobre a FdM ajudará a nível local, nacional e internacional a criar células vivas da Família de Murialdo e facilitará a criação de organismos de participação conjunta e, por certo, de coordenação e representação .

 

Graças às novas tecnologias da informação e da comunicação, e em particular à Internet, foi possível realizar, a nível internacional, a primeira fase do Fórum da Pastoral da Família de Murialdo e também se está realizando a terceira fase. Em seguimento a estes temas de reflexão que se propõem a cada mês, sobre as linhas de ação, e a apresentação audiovisual dos vários tipos de respostas e serviços educativo-pastorais que estamos oferecendo às nossas crianças e jovens mais pobres, tornou-se já um espaço de formação que contribuirá para uma melhor compreensão do que a nossa família carismática está fazendo. É uma forma concreta de continuar fortalecendo a Família de Murialdo a nível  internacional através da formação, da participação e das novas tecnologias de informação e de comunicação.

 

                                                                             P. Roberto Landa e P. Oscar Olmos 
 

Versione per stampa
 
2007 © Congregazione di S. Giuseppe - Giuseppini del Murialdo - Tutti i diritti riservati • Informativa sulla Privacy
Design & CMS: Time&Mind