Inserisci username e password nei campi sottostanti.
Username:
Password:

Foi chamada CASA MURIALDO

 

Concebida durante o difícil período da sangrenta guerra que deixou atrás de si: morte, sofrimento, solidão e dificuldades sobretudo para as crianças e adolescentes, agora tornou-se um sinal de esperança e de vida para alguns deles que juntos buscam reencontrar a alegria de viver e um projeto para o futuro. 

Atualmente, são quatro casas-famílias: a primeira foi inaugurada no dia 8 de dezembro de 2001, a segunda no dia 18 de maio de 2003, enquanto a terceira e quarta foram abertas há dois anos para abrigar meninos e meninas que freqüentam as escolas de Lunsar e acolhem 40 meninas e meninos. 

Casa Murialdo é confiada ao cuidados das Comunidades religiosas dos Josefinos de Murialdo e à Missionaries’ Friends Association.

Essa associação nasceu em 1997 em meio à guerra, com o objetivo de cuidar das crianças amputadas, órfãs e abandonadas. Nasceu a partir da idéia e da boa vontade de alguns jovens da paróquia de Santa Cruz.

É uma realidade fortemente sintonizada com a vida e as opções de São Leonardo Murialdo e que dá ainda mais significado à presença da congregação na Serra Leoa.
  

O CONTEXTO:

A Serra Leoa é um país extremamente pobre que ocupa o último lugar na classificação das Nações Unidas quanto ao desenvolvimento humano. Depois de uma guerra terrível que durou dez anos, o País continua ainda hoje sofrendo as conseqüências catastróficas do conflito. É uma nação mal governada que não consegue retomar o caminho, também porque a corrupção infiltra-se por todos os lados.

A média da vida gira em torno de 30 anos, a mortalidade infantil é altíssima e 85% da população é analfabeta. O salário médio, para quem tem a sorte de ter um emprego, não passa de um dólar por dia!

Depois da guerra, nos arredores de Freetown, capital da Serra Leoa, surgiu um bairro conhecido como Kissy Low Cost, "casas a baixo custo", isto é, um bairro de casas populares, onde se concentraram as famílias mais pobres que não podem alugar uma casa mas um ou dois quartos.
 
 

 

O PROJETO:

No bairro Kissy Low Cost, Pe. Maurício Boa, missionário da congregação de São José fundou uma Associação leiga, envolvendo os jovens do local, com o objetivo de ajudar as crianças vítimas da guerra e os órfãos que sofreram amputações. Assim nasceram duas casas-famílias, as Casas Murialdo (Murialdo's Home)que hoje hospedam cerca de 30 crianças. Algumas destas crianças têm um dos genitores ou um parente na vida, mas a sua situação econômica é tão desastrosa que não tem condições de cuidar das crianças. As crianças acolhidas nas duas casas nunca haviam freqüentado a escola: algumas, na verdade, chegam de aldeias muito distantes, enquanto outras chegam diretamente dos campos de refugiados. Cada uma das casas-famílias (Murialdo's Home) tem uma "mãe" que cuida das crianças: muitas delas sofreram amputações por parte dos rebeldes durante a guerra, duas meninas estão cegas, 6 ou 7 crianças ficaram órfãs. Hoje as crianças, por escolha de Pe. Maurício, freqüentam escolas privadas que lhes proporcionam um ensino de melhor qualidade daquele que receberiam nas escolas públicas, para poder garantir às crianças um futuro melhor.


Versione per stampa
 
2007 © Congregazione di S. Giuseppe - Giuseppini del Murialdo - Tutti i diritti riservati • Informativa sulla Privacy
Design & CMS: Time&Mind