Inserisci username e password nei campi sottostanti.
Username:
Password:

Villa Nueva: Centro Educativo San Leonardo Murialdo - Portugués

 

O Centro Educativo “San Leonardo Murialdo” e o Jardim Maternal “Emmanuel” são duas instituições localizadas no distrito de Villa Nova, Guaymallén; e o Jardim Maternal “Angel Custodio” encontra-se localizado em Villa Marini, de Godoy Cruz, Mendoza.

 

As três Instituições trabalham com população de muito escassos recursos, situados em bairros, villas e assentamentos próximo. A matrícula está conformada, em sua grande maioria, por meninos, meninas e adolescentes cujos pais se encontram desempregados, subempregados (se dedicam a realizar biscates, junta cartão, etc.) ou com empregos temporários (trabalham na colheita de frutas e verduras de estação, trabalhos de construtor, etc.).

 

 

Os jardins recebem meninos de 2 a 4 anos, com uma matrícula total de 200 garotos. Ali são contidos por docentes e auxiliares de sala, com uma proposta educativa baseada nas etapas evolutivas destes pequenos, reforçados com um contribua nutricional já que recebem diariamente o café da manhã e o almoço, como parte importante da proposta institucional a qual aponta para a formação integral dos garotos.

 

O Centro Educativo recebe a 160 meninos/as e adolescentes de 5 a 14 anos. São meninos e jovens que “coincidem à instituição com desejos de participar”. Trazem capacidades, limitações e a necessidade de encontrar um espaço de “atenção pessoal e afetivo”, onde poder desfrutar do jogo; que se converte em aprendizagem; de gozar de todas as expressões; corporais, intelectuais, espirituais; que é capaz de desenvolver o ser humano. Os garotos trabalham em salas, divididos por idades e ano escolar cursado, e encontra-se a cargo de uma docente e uma auxiliar de sala. Realizassem atividades recreativas (desporto, jogos), educativas (apoio escolar), oficinas de criatividade e capacitação trabalhista (folclore, porcelana em frio, pintura, artesanato, carpintaria), oficinas de reflexão com adolescentes, brindando aos meninos e adolescentes uma Formação Integral, humana e cristã desenvolvendo a criatividade, a liberdade, como também o sentimento e a consciência cidadã, com a finalidade de atingir o protagonismo na construção de uma nova sociedade.

 

Procuramos construir uma ação educativa junto com os meninos, adolescentes, famílias em risco social e sua comunidade. Por isso parte fundamental de nossa tarefa é trabalhar em forma conjunta com:

 

1.      As famílias de nossos pequenos (a cargo do Serviço Social) realizando entrevistas individuais, familiares, visitas aos domicílios, encontros de reflexão, bingos, etc.

2.      As Instituições (públicas e Privadas) da zona que trabalhem fortemente com a proteção de Direitos (Município, Centros de Saúde, Escolas, ONG, Infanto Juvenis,…)

 

em procura do efetivo cumprimento de seus direitos.

 

 

Entre os projetos implementados em quanto à promoção e motivação dos garotos, encontram-se “Os KIOSKOS”, o qual consta de que, mensalmente, os meninos do Centro Educativo devem somar pontos,

os quais são ganhados cumprindo com alguns itens estipulados de antemão, e como parte do projeto institucional: devem assistir à escola periodicamente, respeitar as normas de convivência, não faltar ao Centro Educativo, assistir em boas condições de higiene pessoal, cumprir com o requerido na sala durante a jornada, entre outros. O cumprimento destes itens os faz credores de um pontapé acumulado ao longo do mês que depois podem trocar em “Kioscos” de doces, elementos de higiene, artigos de livraria, roupa, calçado, brinquedos, e outros.

 

 

Faz um tempo, pudemos concretizar outro projeto no qual procurávamos conter aos adolescentes que, por razões de idade, saíram de nossa instituição faz anos, e que hoje voltam ao Centro Educativo reclamando um espaço de participação. Este projeto aponta aos conter, os apoiar e promover desde suas capacidades e habilidades. Realizam atividades como auxiliares de sala tanto do Jardim Maternal como do Centro Educativo.

Recebem formação permanente e realizam oficinas de reflexão, além de ter que assistir ao colégio em forma obrigatória. A mudança recebem uma pequena bolsa de estimulação a fim de que possam costear seus gastos.

 

 

Complementa nossa tarefa o contribua fundamental que faz a equipa Infanto Juvenil do Hospital O Sauce desde a psicologia, psiquiatria, fonoaudióloga, psicopedagogia. Também trabalham com uma escola para pais uma vez ao mês.


Versione per stampa
 
2007 © Congregazione di S. Giuseppe - Giuseppini del Murialdo - Tutti i diritti riservati • Informativa sulla Privacy
Design & CMS: Time&Mind