Inserisci username e password nei campi sottostanti.
Username:
Password:

Medellín: presentación de la obra - Portugues

 

Paróquia SANTA MARIA DE LA SIERRA

A paróquia de Santa María la Sierra, foi erigida em 29 de junho de 1995, e está confiada aos Josefinos de Murialdo desde 2 de dezembro de 2002. Vendo as necessidades das famílias nos bairros Lilian Villa de cima, Villa Turbay e da Serra, que formam a paróquia, propuseram-se quatro objetivos:

1 .- Evangelização

2 .- Alimentação

3 .- Saúde

4 .- educação

 

Evangelização

Prosseguimos o anúncio da Boa Nova que Deus nos ama com um amor que tem 5 características: misericordioso, atual, livre, infinito e pessoal, como dizia São Leonardo Murialdo, o fundador da Congregação de S. José.

Este anúncio é feito nas diversas atividades da paróquia:

Atividades com crianças: Pastoral infância, infância missionária, acolitos, semeadores da paz, ministérios dança shalom e lírios de Maria.

Com jovens: equipe de logística e de comunicação, juventude missionária Kores, ministérios de dança Emmanuel, Talita Kum, Angelus, Ministérios de canto Siani Tabor,

Adultos: Legião de Maria, Pastoral da Saúde, um grupo de jovens A Esperança em Cana.

Com as crianças e os jovens adultos: leitores Effatá, grupos de oração: luz da palavra e Getesemaní.

Cada grupo tem o seu próprio conselho de administração composto do coordenador, tesoureiro e secretário e seu respectivo substituto. Eles reúnem-se semanalmente e qualquer outro mensal, tais como o grupo de jovens “A esperança em Cana”.
Eles têm a sua programação anual de trabalho, participam em atividades paróquias como os bazares, a celebração do aniversário da paroquia, em 29 junho, Dia Mundial da Criança e celebrações da mãe, do pai e da família.

Seguimos o plano pastoral da Arquidiocese, pois a cada ano bispo dá orientações. Por este ano 2009 temos a força da fé, os sacramentos da iniciação cristã, bem como o acompanhamento do Evangelho de São Marcos.
Como paróquia, propusemos o triplo A da ASO isto é: a alegria do Amor, a alegria de Servir e a alegria da Oração.
Alguns desses grupos, depois de apresentar anualmente um projeto de formação, irão receber apoio financeiro de até 1.500.000 pesos financiado parcialmente pelo prefeito, através de um de seus escritórios, chamado Metrojuventud. (1 euro corresponde a2.900 pesos).

Os sacerdotes e seminaristas desempenham o papel de conselheiros.

 

Alimentação

Neste momento atendemos a 500 crianças com idades de 3 a 14 anos em dois refeitórios: a sala de jantar para 250 São Jose (da Serra) e 250 no refeitório São Leonardo Murialdo (Lilian Villa), com um almoço quente, que custa aproximadamente 2000 pesos colombianos ou 1 EU$, que é uma sopa e prato principal, arroz com carne, verduras e legumes, um copo de sumo, um doce (chamado de “bocadillo”)

As famílias são pela maioria fragmentadas, isto é, estão sofrendo de negligência do pai, as mulheres são as chefes das família e ganham nenês de diferentes parceiros, são numerosas até 9 crianças.

Trabalham pouco, também por causa do baixo nível cultural delas ou de analfabetismo. Muitas delas vivem pedindo esmola pelas ruas, vivendo daquilo que as pessoas vão doar.
Os que mais têm sorte são empregados como pedreiros na construção, lavagem de veículos, as mulheres fazendo limpeza ou trabalho doméstico nos lares por dias e lavando roupa de mão.

As casas são na maioria de madeira denominada Ranchitos. Algumas apenas concreto, isto é de adobe, tijolo e cimento.

A localização é numa colina ou declive, e neste período chuvoso, houve várias pequenas quedas que estão localizadas nos arredores de Medellín.
O almoço é servido a partir das 11 horas até 12 para quem estuda no período da tarde, de 12 até 13 para os alunos na parte da manhã.

Para aqueles que estão em idade escolar é um pré-requisito estar estudado. Um grupo de crianças de 13-14 anos somente agora completou sua educação primária, fora de idade, numa escola específica para eles (faz dois anos) pois antes não havia escola para eles. Desde que foi implantada, esta escola acolhe 400 crianças e 200 adultos que antes estavam fora do sistema educativo.

As refeições são realizadas com o apoio de doadores e pessoas físicas, seja da Colômbia que do estrangeiro, incluindo a Itália

 

Saúde

Os doentes são acompanhados semanalmente com comunhão no sábado pela manhã. Há cerca de 40 pacientes que estão em suas casas e não podem ir até a igreja. E uma vez por ano a Eucaristia visita eles na suas própria "Ranchitos" isto é, a habitação deles.

Gerenciamento de medicamentos, passagens, dinheiro para exames médicos de pessoas que às vezes ficam doentes e não têm acesso fácil aos serviços de saúde. Aqui em Colômbia há o Sisben, uma espécie de seguro de saúde para os estratos mais baixos. Temos cadeira de rodas para os deficientes, muletas, e tratamentos médicos, bem como para aqueles que precisam de óculos e tratamentos dentários. É o elemento pelo qual é mais difícil de se obter dinheiro.

 

Educação

Durante o almoço a paróquia realiza atividades de apoio escolar para alguns pequenos grupos, não para todos. As mesmas atividades como as recreativas e de diversão.

Bem como a formação para  mães de crianças, à noite, ou seja, 18 até 20 horas cada 15 dias, e outros grupos semanalmente à quarta-feira de 17 até 20 horas.

No início do ano letivo é 15 de janeiro, há campanhas para apoiá-lo com material escolar. Este ano iremos apoiar 700 crianças com um kit composto de três blocos de notas, um lápis, uma caneta, uma borracha, uma caixa de cores e uma régua, cada um tem custo cerca de 7.000 pesos.

A paróquia tem também uma pequena biblioteca, chamada Nadino, cujo slogan é “o poder do conhecimento em suas mãos” aberta ao público, em que as crianças possam exercer as suas funções, bem como a consulta e desfrutar da hora da história e desenvolver suas fantasias. É gerenciada por um grupo de voluntários, coordenado por Saul Franco, que recebe um bônus para aquele trabalho. Tem seu blog: http://bibliotecanadino.blogspot.com/ Nenhuma ajuda financeira do estado.

Apoiamos à educação de crianças até jovens, através do Plano de Patrocínio “Obrigado para você”. O dinheiro arrecadado é distribuído para os que mais que se podem. No momento, há um distrito escolar denominado Escola Empresarial e da Educação, com cobertura educacional, isto é, a administração pública contrata entidades particulares para dar ensino. Lá estudam 600 crianças que antes estavam sem escolas. Vários jovens que tenham concluído o ensino médio agora estão a estudar no ensino superior, com bolsas de estudo, três na Universidade de Medellín (www.udem.edu.co), dois no CESD (www.cesde.edu.co), três no recenseamento e 4 na academia beleza Mariela (www.escueladebellezamariela.com)

Nós os apoiamos com a gestão, acompanhamentos, transporte e refrescos.

 

 


Versione per stampa
 
2007 © Congregazione di S. Giuseppe - Giuseppini del Murialdo - Tutti i diritti riservati • Informativa sulla Privacy
Design & CMS: Time&Mind