Ghana: Portohese

 
EJISU

Nós Josefinos chegávamos em Gana 10 anos atrás. O que nos trazia nesta terra era a situação muito tensa que afectava Serra Leoa e a Guiné-Bissau naquela altura. Queríamos encontrar um lugar calmo para formação dos nossos estudantes.

Nós passávamos os primeiro quatros anos numa casa inconfortável, que rendávamos na cidade de Ejisu. Actualmente vivemos na casa confortável, aberto e embelezada com muitas flores num chão limpo.

Padres Luigi, Erik e Mark, são responsáveis da formação dos setes novícios e doze jovens Josefinos.

Os nossos estudantes atendem o curso da filosofia na universidade juntamente com os estudantes das outras congregação que vivem ali perto de nós, essa universidade é manejada pelos padres Espiritanos.

Os nossos confrades também estão envolvidos nas diferentes actividades pastoral. Eles animam os jovens da paróquia e aqueles do ensino secundário. Também assistem os rapazes carenciados na periferia da cidade.

Uma significativo actividade vocacional esta percorrendo. Mesmo os jovens da Nigéria estão envolvidos.

Actividade é chamada “come and see”. Isto cria ocasião do decernimento para a futura vocação.

Recentemente, a nossa casa Murialdo tornou-se a casa da delegacao da África (sí o delegado esta presente!).

É claro que, a nossa comunidade de Ejisu é centro das nossas esperanças.

MURIALDO BOYS

Todos dias, na fim da semana e durante os tempos das ferias, temos na nossa casa uma dúzia de rapazes entre os 11 à 20 anos de idade. Os seus parentes estão ausentes. Consideramos-lhes nossos pequenos irmãos. Ajudamos-lhes com os seus estudos, trabalhamos junto, rimos juntos. Eles nos ajudam nas ocupações diária da casa e no jardim.

STUDENT ASSOCIATION

Quase todas as semanas temos encontro com estudantes pertencente à quatro liceus do distrito: Ejisuman, Ejisu Sec. Tech., Bonwire e Juaben. Ajudamos-lhes à traçar programas trimestral e anual das actividades. Com eles organizamos fórum, dias de recolhimento, excursões e diversões recreativas. Mais de que 300 alunos são envolvidos nas suas actividades. Pouco a pouco, queremos envolver os seus professores e parentes.

YOUNG ANIMATORS

Mensalmente temos encontros formativos com acerca de 50 adolescentes. Chegam ao número de 130 durante as actividades do verão organizada para as crianças da cidade. Essa actividade do verão é familiarmente chamada ‘Ejisu-sere’ (Ejisu ri). Durante encontros tentamos cobrir tópicos relacionadas com a idade deles: escola, saúde, educação sexual, disciplina , tradições,...

CATHOLIC ASSOCIATIONS AND PARISH ACTIVITY

Estamos envolvidos na animação dos jovens na nossa paróquia e nos quatro comunidades: em Besease, Krapa, Kwamo, Owne. Ajudamos a associação dos jovens Católicas e outros grupos ligado à paróquia. Os nossos seminaristas tamb çãêém estão presente na organização anivel do Deado.

Tentam animar os seus companheiros e os seminaristas diocesanos. Temos boas relações com os catequistas, adutos e os padres locais.


Versione per stampa
 
2007 © Congregazione di S. Giuseppe - Giuseppini del Murialdo - Tutti i diritti riservati • Informativa sulla Privacy
Design & CMS: Time&Mind