29/04/2009 Portugues

DIA 29

07:30 Oração da Manhã

08:00 Café da Manhã

08:45 - COMO TEMA DO DIA: A REALIDADE DOS MAIS POBRES À LUZ DA FÉ: conferência e trabalho em grupo. – Pe. Inácio

O que é a ação social? A ação social hoje é a mesma de quando Murialdo começou? Quais são as exigências do mundo de Deus para com a realidade atual?

Primeiro faz-se necessário compreender a realidade do mundo atual, com honestidade,a luz do discernimento paulino; Segundo é importante ver a realidade do mundo através da visão da fé. Contudo, é importante salientar que ambas estão inseparavelmente ligadas.

O Documento de Aparecida em sua página 44, relata sobre as mudanças em nosso mundo. “vivemos uma mudança de época”. Temos portanto, um desafio na atualidade, que é a compreensão do mundo através da fé. O apóstolo Paulo nos disse: “a espiritualidade é a ligação entre as mudanças da época e a vontade de Deus.”

PRINCIPAIS MUDANÇAS NESSA ÉPOCA:

· Socioeconômica (progresso da cultura material);

· Ético – cultural (cultura simbólica, esfera de valores);

Estas duas contudo estão interligadas, não devemos vê-las como uma causa e efeito, pois elas são dependentes uma da outra.

O mundo é complexo e dinâmico, mas não podemos vê-lo com medo, mas pelo contrário devemos avançar, assim como fizeram na travessia do mar vermelho, sempre à diante.

Temos na história da humanidade, a transição de uma modernidade para outra: 1º Revolução Científica e Industrial; 2º Universalização do Conhecimento e da Informação. Ambas afetaram e /ou afetam profundamente todas as dimensões da existência humana. A Igreja, contudo, tem o dever de ser norteadora de respostas. Desta forma, é preciso ter uma reflexão de nossas ações sociais, neste contexto de transições.

Após o término da palestra, abriram-se os grupos para o início das discussões.

12:30 Almoço Típico Brasileiro – arroz, feijoada, couve, vinagrete, farinha de milho moída, torresmo frito, suco de abacaxi, frutas e gelatina como sobremesa.

14:30 Apresentação: Programa Sinal Verde (Londrina-Pr)

Os adolescentes atendidos pelo Programa apresentaram uma coreografia de hip-hop, oficina esta, que os menores participam semanalmente na instituição.

Programa Sinal Verde é um serviço de proteção social e especial que atende a crianças, adolescentes e pessoas adultas que vivem em situação de rua. Todo o trabalho é feito de forma à incluí-los na rede de proteção.

Objetivos Específicos do Programa:

· Resgate de vínculos familiares e sociais;

· Continuação dos estudos;

· Conquista de um emprego;

· Melhora da auto estima.

Atividades Desenvolvidas:

· Abordagem nas ruas por educadores/as sociais;

· Atenção individual e grupal por trabalhadoras sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, sociólogos;

· Oficinas de geração de trabalho e renda;

· Oficinas sócio- educativas;

· Atenção às famílias.

13:00 – Apresentação: PROJETO MURIALDO

Atendimento aos menores infratores, em Meio Aberto.

Cantaram e dançaram reggae

Música: “Moleque dó futuro”(Pibe do Futuro).

Eles mesmos achem suas músicas no projeto e as apresentam em outros projetos similares.

14:30 - Conferência: A REALIDADE DOS MAIS POBRES NA LUZ DA FÉ

A bifurcação numérica: conferência e trabalho em grupo. (continuação – Pe. Inácio)

É preciso continuar trabalhando e avaliar os resultados.

Devemos estar abertos às mudanças.

Temos que ser mais flexíveis e digerir as mudanças mais rapidamente. Vivemos no mundo de alta mobilidade, mesmo que venhamos de um mundo estável. Para trabalhar com os últimos, é necessário conviver com a instabilidade de hoje, uma sociedade de risco na qual, por um lado, existem grandes tecnologias como poder de dominação, e pelo outro, muita incerteza e fragilidade, onde se estuda muito para competir e não se sabe se manterá aquele emprego, este é o problema da segunda modernidade.

Há grandes empresas que estão fechando porque não conseguiram perceber as mudanças.

O medo é o ponto principal da nova modernidade.

As sociedades latino-americanas realizaram a transição da revolução agrícola à industrial em 50 anos, muito pouco tempo, o que trouxe muita desigualdade. A figura do pobre mudou, está mais ressentido, desejando coisas supérfluas em vez das coisas essenciais: o exemplo de um menino paupérrimo que pediu um celular.

2) O que é uma profissão? A questão da aprendizagem profissional.

Hoje em dia, não é um trabalho cidadão ensinar uma profissão só. Pois, existe uma mobilidade muito grande, e uma profissão que é atual hoje, amanhã pode não ser mais. Devemos reconhecer este problema e trabalhar com outros grupos e pessoas que tenham o mesmo objetivo e que entendam do assunto.

É preciso encontrar outras atitudes de arrecadar fundos, porque os religiosos não se formam para isso, e se perdem grandes pessoas que poderiam estar trabalhando para o próximo.

Será que o rol dos religiosos é arrecadar fundos? Não. Nós somos mais que assistentes sociales, somos formados na misericórdia, na caridade que vem do evangelho.
 
Página na internet: www.unisinos.br/ihu

16:00 – 16:30 – Intervalo e lanche da tarde: biscoitos, bolos, sucos, café e frutas.

16:45 Retomada dos Trabalhos: A REALIDADE DOS MAIS POBRES A LUZ DOS MAIS POBRES: trabalho em grupos.

· Retomada com Cantos. Conduzidos por Zezinho e Pai Carlos, Jucinei no bongo.

· Dinâmica com canções.

· Despedida do Pe. Inácio.

Trabalho em Grupos:

Síntese das conclusões dos Grupos:

1) Mística – Aspectos fundamentais da Mística do educador social da Família Murialdo

· Ser apaixonado pelas crianças e adolescente;

· Expressar o amor de Deus no cotidiano (bondade, doçura) isso nos deve distinguir de outros trabalhadores e educadores;

· O educador social deve ser capaz de ver vida onde todos os demais vêem apenas morte. Isso o ajuda a trabalhar com otimismo e esperança;

· A experiência do amor de Deus deve traduzir-se em ações para trabalhar com as crianças em situações concretas;

· A mística deve conciliar profissão e vocação;

· Ter intimidade com Cristo para poder sair ao encontro das crianças;

· Ser amigo, pai, irmão na relação com o menino e o adolescente, assim como Cristo o é conosco.

2) Indicar 3 desafios da nossa ação social:

· Superar o envelhecimento das estruturas: sair dos modelos nos quais nos sentimos cômodos e dar respostas com gestos novos e metodologias renovadas;

· Fortalecer-nos com mais encontros interculturais (aproveitar a internacionalidade) e trabalhos em rede;

· Trabalhar para que a família seja verdadeiramente família;

· Formação permanente dos educadores sociais dentro das estruturas novas. O educador deve ser flexível.

3) Indicar 3 alternativas (respostas) para que nossa atuação esteja acorde aos dias atuais.

· Investir recursos materiais para a formação dos educadores, como cursos online. Que as diferentes províncias publiquem formação no fórum alternativamente;

· Trabalhar as capacidades das crianças desde as multifunções. Ocupar um espaço importante e comprometido no design das políticas públicas;

· Participar dos espaços de governo onde se decidem o financiamento e as leis que regem a vida da infância e adolescência.

17:40 Apresentação das Irmãs Murialdinas de Santa Fé – Caxias do Sul- RS.

O trabalho teve seu início na cidade gaúcha no ano de 1978. Hoje o trabalho das Irmãs Murialdinas, é realizado em conjunto com mais oito Congregações, visando sempre o atendimento aos desfavorecidos.

Atualmente, são realizadas trinta e uma obras. Que atende a 550 crianças e adolescentes, diariamente, de idades entre cinco a dezoito anos, no contra turno escolar. É oferecido aos menores: alimentação e mais de vinte oficinas. Entre elas estão as oficinas de: cultura, religião, artesanato, esportes, teatro, dança, informática, musicalização e culinária, etc.

Atendes-se também, semanalmente, os idosos. Em um total de 64 idosos, oferecendo a eles palestras informativas, momentos de lazer e alimentação.

Como constatação de um trabalho efetivo, são as mudanças ocorridas na realidade do bairro Santa Fé, assim como nos bairros vizinhos.

18:30 Missa

Os preletores da missa foram: Pe. Sereno, acompanhado do Pe. Marcos e do Pe. Jaime

Cantos: província do Equador – Colômbia.

Tema: O menino e o jogo

· Oração

Falou sobre o direito que as crianças têm de divertir-se, e que lhes é negado, ao sonho que os garotos ‘aleijados’ têm de correr e jogar, e que ninguém lhes dá atenção, quanto às garotas, que tenham o direito de viver sua idade e das crianças que trabalham como escravos desde pequenos.

Leitura bíblica: carta aos Efésios: Antes você era escuridão, agora vocês são filhos da luz, desprezemos as trevas.

Salmos

Evangelho de Mateus, passagem de Jesus falando de João o Batista.

Oração: que não falte a ajuda ao menino.

É muito importante jogar com os garotos, mas sem não o fazemos, podemos perdê-los. Para o menino o jogo é muito importante porque o menino se sente protagonista, se sente o centro de sua vida, e sabemos que aos últimos lhes tirado o tempo de jogar. Falta à sociedade o jogo livre, gratuito, agora quase tudo é pagamento, devemos defender a gratuidade do jogo. Antes de preocupar-nos de fazer algo para seu futuro, é mais importante que eles desfrutem sua infância.

Em quinto há um campo esportivo com 33 hectares para que os garotos pratiquem diferentes esportes.

Oração pelas crianças.
Cada província apresentou um jogo simples e divertido. Mostrando que se está perdendo o costume de jogar, e se rezou por eles.

· Colômbia: brincadeira: de Pião;

· Argentina: brincadeira: de Bolinha de gudi;

· Brasil: brincadeiras de: Corda, bola feita de meias, livro de contos e um pandeiro pequeno;

· Espanha: brincadeira: Amarelinha;

· México: brincadeira: “Balero”;

· Romênia: apresentou um desenho com um boneco de neve, explicou que como em ali neva muito, é muito bom fazer bonecos de neve;

· A Itália: brincadeira: Stop, e jogos com o corpo;

· A Colômbia: brincadeira: jogar ao cavalinho com uma vassoura.

Canto

Oração: Pai Nosso

Leitura sobre a Santa Jantar

Oração

Eucaristia

Oração final e cumprimento final

19:30 Jantar: macarrão ao molho branco com brócolis, carne de panela, arroz, feijão, saladas, sucos, vinhos gaúchos, frutas, e torta de côco como sobremesa.

20:30 Documentário “ La Sierra” projetado para os participantes.

Trata-se da historia de três jovens, envolvidos na violência nos morros da periferia de Medellim. Três histórias dramáticas, de vidas interrompidas na suas ilusões e sonhos, de viver, vivendo o agora, sem esperança de um futuro melhor. A vida do homem é a guerra. Acabará uma e logo depois começará outra. Adolescentes e jovens são levados por armas, motos, festas, drogas e sexo, com adrenalina em suas veias. Porque o risco da morte está presente a cada passo.


Versione per stampa
 
2007 © Congregazione di S. Giuseppe - Giuseppini del Murialdo - Tutti i diritti riservati • Informativa sulla Privacy
Design & CMS: Time&Mind