|
Obra Josefina de Villa Bosch
Compõem a comunidade: Pe. Nadino Conte, Pe. Patricio Pulgar Gil, Ir. Rodrigo
Informações Gerais:
Contexto:
No âmbito da crise econômica que o país atravessa, a estrutura social tem sofrido transformações, marcadas pelo agravamento da desigualdade na distribuição e na pobreza; e um processo de fragmentação social caracterizado pelo quebra dos laços primários de contenção e pelas dificuldades para desenvolver estratégias coletivas de superação das restrições e obstáculos emergentes deste contexto.
A instituição familiar, fundamental na reprodução social, sofre em suas bases os múltiplos efeitos devastadores do crescimento da pobreza que dá origem ao alto índice de vulnerabilidade e provoca danos no entranhado de relações sócio-afetivas de reprodução permanente.
As manifestações que emergem desta situação são, entre outras, a violação dos direitos das crianças e adolescentes, o alcoolismo, a drogadição, a delinqüência, a exclusão do sistema educativo formal, a insuficiente preparação para a inserção no mundo do trabalho, etc. As clássicas intervenções atacaram somente ao emergente, ou seja, aos síntomas do problema. Impõe-se uma nova e complementar forma de intervenção.
Origem do Centro Educativo Comunitário “São José”:
O Centro Educativo Comunitário “São José” surge, no ano de 2000, como resposta à comunidade de Villa Bosch que requer novas formas de intervenção e de participação. Constitui-se como um espaço onde se recria a solidariedade na busca de uma sociedade mais solidária e justa.
Associações sem fins lucrativos e vinculadas a diversas comunidades religiosas sempre existiram. O novo é esta consciência generalizada do papel que podem desempenhar numa sociedade cujas instituições estão em constante transformação. Existe uma função de representação do vínculo entre o cidadão e os problemas da sua coletividade sempre mais confiada às organizações da sociedade civil.
População beneficiária:
A população beneficiária do Programa são todas as crianças e adolescentes da idade compreendida entre os 12 e 20 anos, priorizando para a sua incorporação, aqueles que se encontram numa situação de vulnerabilidade psico-social. Características dos adolescentes que participam do projeto:
- excluídos da escola
- baixo rendimento escolar
- repetência freqüente
- não trabalham nem estudam
- em situação de rua
- filhos de mães e pais precoces
- uso de substâncias tóxicas
- desamparo e desagregação familiar
- situação de pobreza econômica
|