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Obra Josefina de Villa Bosch

Compõem a comunidade: Pe. Nadino Conte, Pe. Patricio Pulgar Gil, Ir. Rodrigo

Informações Gerais:
Contexto:

No âmbito da crise econômica que o país atravessa, a estrutura social tem sofrido transformações, marcadas pelo agravamento da desigualdade na distribuição e na pobreza; e um processo de fragmentação social caracterizado pelo quebra dos laços primários de contenção e pelas dificuldades para desenvolver estratégias coletivas de superação das restrições e obstáculos emergentes deste contexto.

A instituição familiar, fundamental na reprodução social, sofre em suas bases os múltiplos efeitos devastadores do crescimento da pobreza que dá origem ao alto índice de vulnerabilidade e provoca danos no entranhado de relações sócio-afetivas de reprodução permanente.

As manifestações que emergem desta situação são, entre outras, a violação dos direitos das crianças e adolescentes, o alcoolismo, a drogadição, a delinqüência, a exclusão do sistema educativo formal, a insuficiente preparação para a inserção no mundo do trabalho, etc. As clássicas intervenções atacaram somente ao emergente, ou seja, aos síntomas do problema. Impõe-se uma nova e complementar forma de intervenção.

Origem do Centro Educativo Comunitário “São José”:

O Centro Educativo Comunitário “São José” surge, no ano de 2000, como resposta à comunidade de Villa Bosch que requer novas formas de intervenção e de participação. Constitui-se como um espaço onde se recria a solidariedade na busca de uma sociedade mais solidária e justa.

Associações sem fins lucrativos e vinculadas a diversas comunidades religiosas sempre existiram. O novo é esta consciência generalizada do papel que podem desempenhar numa sociedade cujas instituições estão em constante transformação. Existe uma função de representação do vínculo entre o cidadão e os problemas da sua coletividade sempre mais confiada às organizações da sociedade civil.

População beneficiária:

A população beneficiária do Programa são todas as crianças e adolescentes da idade compreendida entre os 12 e 20 anos, priorizando para a sua incorporação, aqueles que se encontram numa situação de vulnerabilidade psico-social. Características dos adolescentes que participam do projeto:

- excluídos da escola

- baixo rendimento escolar

- repetência freqüente

- não trabalham nem estudam

- em situação de rua

- filhos de mães e pais precoces

- uso de substâncias tóxicas

- desamparo e desagregação familiar

- situação de pobreza econômica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


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